Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Introdução

Leia a descrição oficial

A Cruzeiro do Sul Educacional foi fundada em 1965 na cidade de São Paulo e, atualmente, é composta pelo Colégio Cruzeiro do Sul, SP– SP; Universidade Cruzeiro do Sul, SP – SP; Centro Universitário Módulo, Caraguatatuba – SP; Centro Universitário do Distrito Federal, Brasília – DF , Universidade Cidade de São Paulo, SP – SP, Universidade de Franca, Colégio Alto Padrão e Colégio CTEC, em Franca – SP , Faculdade São Sebastião e Colégio Objetivo São Sebastião – Centro, em São Sebastião – SP , Faculdade Caraguatatuba, em Caraguatatuba – SP; e mais recentemente, pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, Colégio CEUNSP, Colégio Itu e Colégio Cidade de Salto, nas cidades de Itu e Salto –SP.

O diferencial estratégico do grupo é o fato de atuar com instituições, marcas e posicionamentos diferentes, conforme os mercados específicos e as características das cidades onde mantém estabelecimentos de ensino.

Todas as instituições preservam sua identidade, sem abrir mão dos princípios éticos e ideais de educação que norteiam as ações da Cruzeiro do Sul Educacional, o que se traduz em alguns dos melhores indicadores acadêmicos entre as instituições de ensino brasileiras.

– Nota máxima na primeira Avaliação Institucional Externa do Ministério da Educação – MEC. – Melhor curso de Artes Visuais de São Paulo no Exame Nacional de Desempenho do Estudante – Enade. – Melhores cursos de Ciências Sociais do Brasil no Exame Nacional de Desempenho do Estudante – Enade. – Melhores cursos de Engenharia de Produção de São Paulo no Exame Nacional de Desempenho do Estudante – Enade. – Melhor curso de Fisioterapia de São Paulo no Exame Nacional de Desempenho do Estudante – Enade. – Melhor curso de Geografia do Brasil no Exame Nacional de Desempenho do Estudante – Enade. – Melhor curso de História no Exame Nacional de Desempenho do Estudante – Enade. – Biomedicina: nota máxima na avaliação do MEC. – Medicina: único curso de São Paulo reconhecido com conceito máximo. No Brasil, é membro pioneiro do Global Health Learning Oportunities – GHLO, consórcio criado pela Associação Americana de Faculdades Médicas.

– Melhor programa de iniciação científica, segundo o CNPq. – Maior número de publicações científicas no ISI Web of Science. – Melhor índice de aprovação no Exame OAB-DF. – Melhor colocação no Enade, litoral Norte de São Paulo. – Mais de 200 linhas de pesquisas institucionalizadas. – 66 grupos de pesquisas cadastrados no CNPq. – 04 doutorados e 11 programas de mestrado. – 51 bolsas de Iniciação Científica CNPq.

Tais características e conquistas são fruto de uma gestão comprometida, estruturada e compartilhada entre os professores fundadores, membros da comunidade acadêmica e reconhecidos profissionais de mercado.

Breve Histórico

A história começou em 1965, quando um grupo de jovens professores criaram um colégio na cidade de São Paulo, no bairro de São Miguel Paulista: o Colégio Cruzeiro do Sul. Com o aumento do número de alunos e novas perspectivas, em 1972, foi autorizada a oferta de cursos superiores, com a criação da Faculdade Cruzeiro do Sul. Deu-se início, a partir daí, a oferta de cursos superiores.

Após 21 anos de trabalho sério e de muita dedicação, em 1993, vem o reconhecimento do Ministério da Educação, que concede à Cruzeiro do Sul o grau máximo entre as instituições de ensino superior, o título de UNIVERSIDADE.

A partir de então, deu-se início a uma série de ações que promoveriam a pesquisa científica. Ainda na década de 90, foi implementado o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Cruzeiro do Sul e realizado o 1º Encontro de Iniciação Científica da Universidade.

Com foco no futuro e buscando soluções tecnológicas que proporcionassem uma educação de qualidade, pesquisas em Educação a Distância foram realizadas, gerando os primeiros testes com ambientes virtuais de aprendizagem e a criação do Núcleo de Educação a Distância, o atual Campus Virtual Cruzeiro do Sul.

Na busca pela educação excelente, em 2001, ocorreu a profissionalização da Reitoria e Pró-reitorias, algo inédito no âmbito das instituições particulares de ensino superior no Brasil.

No mesmo ano, o campus Anália Franco, num bairro nobre de São Paulo, foi inaugurado, mostrando claramente o desejo de ampliar a área de atuação na cidade. Nesse período, em reconhecimento às atividades extensionistas promovidas pela instituição desde sua criação, a Universidade lidera a primeira missão internacional do Programa Universidade Solidária em Moçambique – África.

O uso de ferramentas tecnológicas aplicado à educação é institucionalizado com o uso do Blackboard, no ensino de Pós-graduação, e, ainda, com o desenvolvimento do Eclass, ambiente de aprendizagem virtual, pela Universidade Cruzeiro do Sul. Outro grande passo foi a inclusão do programa de iniciação científica da Universidade no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do CNPq.

Em 2004, outros dois importantes fatos marcam a trajetória da Universidade: o início das atividades do campus Liberdade, na região central da cidade, e a aprovação dos dois primeiros mestrados: Odontologia e Ensino de Ciências e Matemática.

O sonho de se criar um grupo de instituições de ensino superior particular que se balizasse pelos princípios éticos e compromissos com a educação começa a criar forma, com a aquisição do Centro Universitário Módulo, a maior e mais tradicional instituição de ensino superior do litoral Norte Paulista.

E a consolidação da Universidade continuou, com a inauguração de mais um campus: o campus Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, e a implantação de dois doutorados: Odontologia e Ensino de Ciências e Matemática.

Também em 2008, mais um passo para a consolidação do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional é dado, com a aquisição do Centro Universitário do Distrito Federal, primeira instituição particular de ensino superior de Brasília.

Em 2012, a Universidade Cidade de São Paulo, instituição tradicional e reconhecida pela qualidade de seus cursos na área da Saúde e por sua atuação no ensino a distância, passou a integrar a Cruzeiro do Sul Educacional, ampliando, assim, a atuação do grupo no território nacional e contribuindo, com o conhecimento adquirido ao longo de seus 40 anos de existência, para a constante melhoria dos cursos oferecidos por cada instituição integrante do grupo.

Foram incorporados, em 2013, o Colégio Alto Padrão, o Colégio Técnico e a Universidade de Franca – UNIFRAN, que detém os melhores indicadores oficiais de qualidade dentre as universidades particulares brasileiras.

Entre os anos de 2014 e 2015, passaram a fazer parte do grupo a Faculdade São Sebastião – São Sebastião – SP, o Colégio Objetivo São Sebastião – São Sebastião – SP , Faculdade Caraguatatuba – Caraguatatuba – SP, o Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Salto e Itu – SP, Colégio CEUNSP – Salto – SP, Colégio Itu – Itu – SP e Colégio Salto – Salto – SP.

Atualmente, as oito instituições de ensino superior oferecem cursos de graduação, pós-graduação presenciais e a distância e programas de extensão, respeitando as características e demandas locais. Desta forma, reunir instituições de ensino superior academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados são os objetivos da Cruzeiro do Sul Educacional.

Localizações

São paulo

Address
São paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Bolsa de estudos Keystone

Descubra as opções que a nossa bolsa de estudos pode te oferecer