
Mestrado em Ciências (MSc) in
Mestrado em Genes in Behavior and Health (Pesquisa) Vrije Universiteit Amsterdam

Introdução
Natureza e criação: como eles interagem e se correlacionam? A saúde e o bem-estar estão nos nossos genes ou o ambiente é a fonte mais importante de diferenças entre as pessoas? E podemos usar o DNA para prever nossa saúde?
Tanto os estudos com gêmeos quanto os estudos de genética molecular destacaram a influência de nosso código genético no comportamento e na saúde. Para entender e influenciar adequadamente o comportamento e a saúde, precisamos aumentar nosso conhecimento sobre a maneira como nossos genes desempenham seu papel, por si mesmos e quando interagem com nosso ambiente.
A interação dos genes e do ambiente
Durante o programa de mestrado em Genes in Behavior and Health Research de dois anos, você se aprofundará nessas questões para entender as causas das diferenças individuais no comportamento e na saúde e aprender sobre a interação dos genes e do meio ambiente.
Equipe de excelentes pesquisadores
Você será ensinado por um grupo extraordinário de pesquisadores de ponta.
Qual é a influência de fatores genéticos e ambientais na doença mental e no estilo de vida? Por que parar de fumar é muito mais fácil para uma pessoa do que para outra?
Como nos desenvolvemos, o que observamos, que decisões tomamos: tudo é comportamento. Esse comportamento é influenciado por onde e como crescemos e pelas predisposições que nossos pais nos transmitiram. A interação entre todos esses fatores molda quem somos, o que fazemos e como vemos o mundo. Até que ponto essas diferenças entre as pessoas podem ser atribuídas a fatores genéticos e/ou ambientais?
Faça parte de uma nova geração de pesquisadores talentosos
O programa de mestrado em pesquisa de dois anos irá equipá-lo com o conhecimento e a compreensão dos métodos de pesquisa relevantes para projetar e realizar pesquisas de alta qualidade no campo do comportamento / genética molecular e epidemiologia genética. Ao escolher este programa, você dará os primeiros passos para fazer parte de uma nova geração de pesquisadores talentosos capazes de contribuir para a rápida disseminação da ômica, desde a medicina curativa até aplicações mais amplas nas ciências comportamentais e da saúde envolvendo prevenção e cuidado.
Registro de gêmeos bem conhecido
Optar pelo programa de Mestrado em Pesquisa leva você a um ambiente de pesquisa inspirador. O Departamento de Psicologia Biológica é famoso por seu Registro de Gêmeos da Holanda: um repositório de dados exclusivo contendo informações genéticas e ambientais para mais de 50.000 famílias de gêmeos, que são acompanhadas longitudinalmente.
Pequenos grupos
Você será ensinado por membros da equipe especializada e pesquisadores de outros institutos em todo o mundo que visitam regularmente para dar palestras e workshops. O ensino ocorre em pequenos grupos, oferecendo amplas oportunidades de interação com a equipe.
Admissões
Currículo
Primeiro ano
No primeiro ano, você obterá conhecimento básico básico sobre a organização e a regulação da transcrição do genoma humano e como isso forma a pedra angular do Pathways biológico que influencia o comportamento e a saúde. Você também aprenderá as habilidades básicas de informática necessárias para realizar estudos de localização de genes.
Você se concentrará em estudos clássicos de gêmeos, bem como em análises de pedigree estendidas, para aprender a formular modelos de equações estruturais para investigar a hereditariedade de características na área de psicologia, comportamento e saúde, e para testar interações e correlações gene x ambiente.
Outros cursos se concentram em Epigenômica e Sequenciamento em Comportamento e Saúde e programação estatística. Além disso, você fará um curso de programação aprofundado, abrangendo R e um pouco de Python.
No final do ano, aplicarás os teus conhecimentos num estágio em que realizarás um projeto de investigação em estreita colaboração com um experiente supervisor da VU. Esses estágios são frequentemente parte integrante de projetos acadêmicos ativos e frequentemente contribuem para a publicação.
Cursos
- Estágio 1
- Introdução à ômica
- Programação Estatística em R e Python
- Genética Comportamental
- Descoberta de genes: estudos de associação em todo o genoma e além
- Epigenômica e Sequenciamento em Comportamento e Saúde
- Genética de imagem e cardiovascular
Segundo ano
No segundo ano, você aprenderá a usar grandes bancos de dados de informações populacionais no estudo da genética humana.
Você se concentrará nos fundamentos teóricos da genética biométrica e quantitativa e nos insights necessários para entender as descobertas genéticas de estudos empíricos. Por exemplo, um curso trata de um campo em rápido desenvolvimento e crescimento: medicina e saúde personalizadas. Você também escolherá um curso eletivo para ampliar seu conhecimento em uma área específica de seu interesse.
Para ajudá-lo a escrever uma boa proposta de bolsa, os palestrantes compartilharão seus conhecimentos. Você também praticará ativamente a comunicação científica por meio de entrevistas, artigos de jornais, sites e mídias sociais.
Finalmente, como parte de um segundo estágio, você conduzirá de forma independente um projeto de pesquisa, que será concluído com a redação de sua tese de mestrado.
Cursos
- Estágio 2
- Genética de traços complexos
- Natureza da criação: correlação gene-ambiente e interação na família
- Saúde e Medicina Personalizada
- Conceder Escrita e Comunicação Científica
Oportunidades de carreira
O programa de Mestrado em Investigação Genes em Comportamento e Saúde dota-nos das bases teóricas, proficiência metodológica e práticas de investigação necessárias para prosseguir uma carreira de investigação académica.
A maioria dos diplomados do programa, portanto, continua a seguir uma carreira na investigação científica. Claro que uma carreira em setores orientados para a biotecnologia, focada na saúde ou na tecnologia médica, é também uma grande oportunidade.
O que pode fazer depois do Mestrado?
Comece a tua carreira
A maioria dos licenciados do Mestrado Genes in Behaviour and Health Research continua a seguir uma carreira em investigação científica, e a ocupar uma posição de doutoramento numa universidade, quer na Holanda, quer no estrangeiro. Outros encontram papéis como investigadores em institutos nacionais ou internacionais de investigação aplicada.
Fora da academia, podíamos começar uma carreira em setores orientados para a biotecnologia focando-se na saúde ou na tecnologia médica. Podemos trabalhar como consultor, investigador ou analista de big data.