
Doutoramento in
Ph.D. em Ciências da Vida e da Saúde University of Camerino the international School of Advanced Studies

Introdução

Área: Vida e Ciências da Saúde
- Biologia Molecular e Biotecnologia Celular
- Uma saúde (abordagem integrada à saúde focada nas interações entre animais, humanos e meio ambiente)
- Nutrição, Comida e Saúde
Biologia Molecular e Biotecnologia Celular
Este currículo concentra-se na educação de jovens pesquisadores sobre os princípios da biologia moderna, incluindo Biologia Molecular, Bioquímica e Biotecnologia, a fim de formar um pesquisador adequado para ser colocado em setores públicos (acadêmicos e não acadêmicos) e de pesquisa estratégica privada.
A interdisciplinaridade é o principal compromisso deste currículo que compreende diferentes áreas de pesquisa com o objetivo de integrar a pesquisa biológica básica com aplicações biotecnológicas. Os projectos de investigação são organizados de acordo com uma abordagem orientada para os problemas, ou seja, para enfrentar os desafios societais nas ciências da vida e da saúde, tentando dar respostas a eles, conforme exigido pelo Horizonte 2020. Esses desafios podem ser identificados em:
- desenvolvimento da economia de base biológica, incluindo a caracterização de novos antibióticos e novas enzimas e outras moléculas para aplicações industriais, a partir de microrganismos procarióticos e eucarióticos, utilizando também genómica e bioinformática;
- estudo do efeito das mudanças climáticas nos organismos;
- aplicação de biotecnologias emergentes para biomonitoramento ambiental (desenvolvimento de bioindicadores para a qualidade da água) e para a saúde animal, incluindo a saúde dos homens (papel dos proteossomas nas doenças, vacinação de DNA no câncer de mama);
- pesquisa nutricional e alimentar (seleção de probióticos e polifenóis ativos).
A mobilidade intersetorial é incentivada, facilitada pela colaboração com startups nacionais inovadoras, como a Synbiotech e a Biolab. Além disso, este currículo inclui também uma parceria internacional entre academia e biotecnologia com o CureLab Oncology (EUA) como um exemplo de uma aplicação bem-sucedida da abordagem de pesquisa básica em um desenvolvimento racional de produto. Essa combinação torna essa colaboração um local potencialmente produtivo para o desenvolvimento bem-sucedido de medicamentos e vacinas.

Todos os doutorandos são fortemente encorajados a realizar mobilidade europeia e internacional com as muitas instituições em colaboração com a UNICAM, como o Imperial College de Londres, a Universidade de Estrasburgo, o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), a Universidade Northeastern de Boston, o Departamento. de Biologia, Harvard Medical School, Divisão de Genética, Institut de Biologie de l'Ecole Normale Supérieure.
Em casos particulares, um acordo específico regula uma relação co-tutelle entre a UNICAM e uma instituição parceira fora da Itália. Isso permite que os candidatos ao doutorado sejam co-supervisionados por professores das duas instituições e realizem longas etapas na instituição parceira. Novas relações co-tutelas são estabelecidas todos os anos. Atualmente estão na Universidade da Pensilvânia (EUA) e na Universidade de Toulouse III (França).
Uma saúde
O conceito One Health reconhece que a saúde humana, a saúde animal e a saúde do ecossistema estão inextricavelmente ligadas. Embora a conscientização sobre a importância desse conceito esteja aumentando, a promoção da pesquisa em Saúde Única e a implementação do conceito nos serviços nacionais de saúde estão faltando.
Uma pesquisa de Saúde exige uma colaboração próxima de médicos, veterinários, biólogos e profissionais de ciências ambientais. Quando adequadamente implementado, permitirá acelerar as descobertas da pesquisa biomédica, melhorar a eficácia da saúde pública, expandir rapidamente a base de conhecimento científico e melhorar a educação médica e o atendimento clínico.
Este currículo de doutorado oferece treinamento de pesquisa de tese em vários tópicos de saúde humana e animal de uma perspectiva de uma saúde. Pesquisas sobre doenças infecciosas e parasitárias, diagnósticos e questões clínicas, nutrição e segurança alimentar e saúde pública e sistemas de distribuição de saúde, são abordadas por um corpo docente multidisciplinar de biólogos, médicos e veterinários especializados em diversas áreas.
Os pesquisadores da malária exploram novas ferramentas que podem interferir na transmissão do parasita do hospedeiro humano para o vetor do mosquito. Atualmente, são realizados estudos sobre bactérias e fungos simbiontes de mosquitos com o objetivo de modificar geneticamente cepas microbianas para expressar compostos anti-maláricos direcionados para os estágios do parasita que se desenvolvem no vetor. Vários compostos produzidos por simbiontes selecionados revelaram atividade antiplamodial em testes de laboratório. Estudos semi-campo, em andamento em Burkina Faso, permitirão avaliar a viabilidade dessa abordagem como uma nova ferramenta de controle de vetores da malária.
Análises químicas e caracterização biológica de extratos de plantas antimaláricas revelaram diversas moléculas com efeitos bloqueadores de transmissão atuando em vários estágios do parasito e do próprio vetor. Em particular, foi descoberto que a planta medicinal Azadirachta indica contém vários limoides bioativos que inibem o desenvolvimento esporogônico precoce do parasita no mosquito.
O programa One Veterinary Health oriented enfatiza o trabalho em toda a saúde pública e disciplinas veterinárias, a fim de enfrentar problemas de saúde emergentes e “antigos” de forma mais eficaz, aplicando uma abordagem inovadora e integrada.
O programa visa preencher a lacuna entre as várias áreas da saúde animal e humana (por exemplo, problema clínico, doenças infecciosas, diagnóstico, patologia, inspeção de alimentos, higiene, reprodução animal), promovendo pesquisas multidisciplinares para melhorar a saúde e o bem-estar de todas as espécies. .
Os doutorandos serão guiados para trabalhar com base no conceito de Uma Saúde e expandir as colaborações interdisciplinares em todos os aspectos da saúde em relação aos seres humanos, animais e meio ambiente. Aumentar a conscientização sobre a importância do conceito de Saúde Única é um dos principais objetivos do treinamento de doutorado e do desenvolvimento da carreira profissional dos jovens veterinários.

Na última década, observou-se um aumento relevante no uso de aplicações de tecnologia da informação e comunicação (TIC) na área da saúde, conhecido como e-health. e-Health é o uso, no setor da saúde, de dados digitais em apoio aos cuidados de saúde, tanto no local como à distância.
A telemedicina é o uso de tecnologias de telecomunicações para fornecer serviços de saúde - tanto para a saúde humana como animal - através de barreiras geográficas, temporais, sociais e culturais. O Centro de Telemedicina e Telepharmacia da Universidade Camerino (UNICAM) desenvolveu desde 2010 um Ph.D. programa de e-Saúde e Telemedicina que oferece aos doutorandos formação em investigação destinada a:
- desenvolver e executar um projeto de pesquisa original centrado em e-health ou telemedicina, dependendo das habilidades e ambições profissionais do candidato; adquirir conhecimento nas áreas de ética, jurídica, economia e negócios relevantes para a entrega de e-saúde e / ou telemedicina;
- adquirir capacidades organizacionais para gerenciar projetos de e-health / telemedicina e interagir com tomadores de decisão tanto em nível local, nacional ou internacional.
Nutrição, Comida e Saúde
- Nutrigenômica e Nutriepigenômica: Análises de expressão gênica e modulação epigenética para identificar como componentes alimentares bioativos e contaminantes de alimentos podem modular respostas inflamatórias e Pathways envolvidas na neurodegeneração em linhagens celulares humanas e / ou modelos animais.
- Otimização do processamento de alimentos para aplicações inovadoras (como leguminosas, trigo, café, etc.) e impacto no valor nutricional e no estado de saúde.
- Composição da microbiota e modulação por compostos exógenos (por exemplo, prebióticos / probióticos) capazes de afetar o eixo cérebro-intestino e a Pathway inflamatória na prevenção e progressão de doenças.