
Doutoramento in
PhD em Ciências da Visão Universidade Santiago de Compostela

Introdução
O programa de Doutorado em Ciências da Visão é um programa interuniversitário e interdisciplinar, com vocação para a colaboração internacional e um alto compromisso com a formação em pesquisa moderna esperada no campo biomédico das ciências da visão.
apresentação
O progresso experimentado na formação doutoral em Ciências da Visão na Espanha foi reforçado nos últimos anos com a criação das Redes Temáticas de Pesquisa Cooperativa do Instituto de Saúde Carlos III (RETICs). Essas Redes exigiam um programa de formação de pesquisadores preferencialmente vinculado a um programa de doutorado. Assim, o RETIC 03/13 dedicado à “Prevenção da Cegueira” assumiu inicialmente este papel e o seu programa de formação foi o Programa Interuniversitário de Doutoramento em Ciências da Visão. A Rede foi renovada e o seu atual herdeiro, que é a Rede de Patologia Ocular ligada ao Envelhecimento, Qualidade Visual e Qualidade de Vida (RD07 / 0062/0013), mantém o Doutoramento em Ciências da Visão como programa de formação próprio.
Linhas de investigação
O Doutorado em Ciências da Visão é constituído por grupos de investigação de cinco universidades, em quatro Comunidades Autónomas diferentes, (Universidade de Santiago de Compostela, Universidade de Valladolid, Universidade de Murcia, Universidade Complutense de Madrid, Universidade de Alcalá) coordenados pela Universidade de Valladolid através do Grupo de Excelência de Castela e Leão IOBA-GR217. Há uma longa história de colaboração conjunta, tanto em programas de doutorado como de mestrado anteriores, além dos diversos projetos que compõem a Rede Temática OFTARED. Tudo isso garante a solidez deste doutorado interuniversitário e contribui com experiência de ensino e pesquisa nos principais aspectos que compõem as Ciências da Visão.
actividades de formação
A possibilidade de requerer formação complementar é contemplada após o estudo da adequação entre as competências e conhecimentos derivados dos ensinamentos recebidos e os previstos no plano de estudos do Programa. Esta formação complementar não ultrapassará os 20 créditos ECTS e será avaliada de forma personalizada, em função das deficiências detectadas. Estes créditos serão obtidos nas disciplinas do Mestrado Universitário em Investigação em Ciências da Visão e serão realizados no primeiro ano do doutoramento.