Mestrado Universitário em Determinantes Genéticos, Nutricionais e Ambientais de Crescimento e Desenvolvimento Fatores NUTRENVIGEN G + D
Universidade Santiago de Compostela
Informação chave
Localização do campus
Santiago de Compostela, Espanha
Línguas
Espanhol, Galego
Formato de estudo
Ensino à Distância
Duração
1 ano
Frequência
Tempo integral
Propinas
EUR 1089
Prazo de inscrição
Contactar Escola
Data de início mais cedo
Oct 2024
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Introdução
Este mestrado proporciona formação avançada, com orientação multidisciplinar, para a especialização académica, profissional e de investigação de graduados interessados em vários domínios da investigação Pediátrica. É um mestrado interuniversitário com as universidades da Cantábria, Granada, Rovira i Virgili e Zaragoza.
O Mestrado conjunto interuniversitário NUTRENVIGEN-G+D Factors é um grau único oficial organizado conjuntamente por 4 Universidades ou "Programa Conjunto", de grande interesse científico e académico.
A internacionalização deste Mestrado conduziu ao acordo estabelecido com a Early Nutrition Academy (ENA), através da qual, entre outras atividades, todos os alunos do Mestrado Fatores NUTRENVIGEN-G+D são convidados a participar nos Cursos de Pós-Graduação que anualmente são realizado em uma das universidades participantes do consórcio.
Currículo
O programa está estruturado em 5 disciplinas temáticas e 2 módulos, dos quais o aluno deverá realizar um total de 60 ECTS:
- Obrigatório: 15
- Eletivas: 21
- Estágios externos: 9
- Projeto final de mestrado: 15
A aprendizagem de competências será alcançada através de uma organização lógica da informação necessária; Este é desenvolvido com dois processos, um conceitual, “Pensamento Multidisciplinar”, que nos permite oferecer o enquadramento, e outro instrumental, “Informação e documentação”, que dá autonomia ao aluno. Este método combina Experiência com Aprendizagem Conceptual, Observação Sistemática e Experimentação e Inovação que permite adaptar teorias e práticas profissionais às necessidades da população do século XXI.
A abordagem multidisciplinar à criação e desenvolvimento do Modelo de Saúde em Espanha permitir-nos-á alcançar soluções concretas tendo em conta todos os factores que influenciam o desenvolvimento de doenças desde o início da vida; A conceituação e metodologia utilizada no Mestrado em Fatores NUTRENVIGEN-G+D ajudará a incentivar a criação de novos programas de saúde mais personalizados, que possam ser facilmente utilizados por profissionais, bem como outros direcionados aos consumidores, e favorecerão o estabelecimento de recomendações e estratégias políticas para uma vida mais saudável ao longo da vida.
A formação virtual envolve uma modalidade do processo de ensino-aprendizagem onde a relação entre professor e aluno ocorre em um ambiente virtual de aprendizagem por meio de uma plataforma de teletreinamento. Isto implica que estes novos procedimentos tecnológicos serão tidos em conta nos processos não presenciais.
As universidades participantes no Mestrado em “Condições Genéticas, Nutricionais e Ambientais de Crescimento e Desenvolvimento” que se apresenta, dispõem de recursos materiais e humanos suficientes para garantir a implementação do ensino online, que facilitam a aprendizagem autónoma dos alunos; Neste sentido, a existência nas universidades participantes do ambiente virtual comum de ensino, e coordenado pela UGR, garante o correto desenvolvimento do Mestrado.
No início do curso será convocada uma “Reunião Virtual” obrigatória com os novos alunos onde serão informados sobre a gestão da plataforma de ensino, docentes responsáveis, avaliação global, cursos extraordinários, mobilidade, etc. Essa primeira experiência é muito importante para aproximar o aluno da plataforma virtual de ensino e evitar problemas posteriores.
Por sua vez, cada uma das Disciplinas Temáticas de cada Módulo de Ensino terá um Guia de Ensino (como recurso eletrónico – site do Mestrado), no qual os alunos terão informação sobre: ECTS, resumo, competências, objetivos, conteúdos, metodologia, atividades de aprendizagem, avaliação e tempo de estudo, datas de apresentação de trabalhos, corpo docente e calendário de sessões presenciais.
Toda esta informação será suportada pelo trabalho de tutoria virtual dos professores e apoio através de diversos canais de comunicação, seja presencial ou à distância através de ferramentas de e-learning.
Todo o material didático estará disponível aos alunos e docentes coordenadores de cada disciplina temática ao longo do curso na plataforma de ensino do Mestrado da UGR.
A utilização das TIC será muito extensa neste programa, de modo que embora sejam oferecidas e recomendadas ao aluno aulas, seminários, conferências, cursos presenciais internacionais, de forma voluntária, todos os conteúdos destes eventos científicos também serão exposto virtualmente no site do Mestrado, junto com o restante do material didático.
- Cada aluno organizará um plano de trabalho para sessões virtuais (fóruns) e estudo e aprendizagem pessoal. As horas de dedicação pessoal do aluno variarão entre 20 horas e 30 horas semanais por disciplina.
- A programação “on-line” do Mestrado é contínua ao longo do curso, pelo que vários cursos podem coincidir ao mesmo tempo. No entanto, o calendário, que estará disponível a partir do início do ano letivo, permite ao aluno organizar os seus horários de estudo para a realização das atividades.
- O ensino virtual com a programação de trabalhos em grupo permite a interação de alunos, mesmo com diferentes titulações e de diferentes países.
- Cada disciplina temática possui um sistema de avaliação particular adaptado às competências específicas e aos resultados de aprendizagem esperados. A avaliação será contínua online, com recurso a fóruns, leituras críticas de documentos, e realização de diversas atividades e trabalhos; Os exercícios e testes escritos serão puramente conceptuais ou de aplicação de conhecimentos através de casos práticos. Em geral haverá trabalhos individuais e de grupo que serão igualmente avaliados numa base de ponderação. - O ensino virtual com programação de trabalhos em grupo permite a interação de alunos, mesmo com diferentes titulações e de diferentes países.
- Cada disciplina temática possui um sistema de avaliação particular adaptado às competências específicas e aos resultados de aprendizagem esperados. A avaliação será contínua online, com recurso a fóruns, leituras críticas de documentos, e realização de diversas atividades e trabalhos; Os exercícios e testes escritos serão puramente conceptuais ou de aplicação de conhecimentos através de casos práticos. Em geral haverá trabalhos individuais e de grupo que serão igualmente avaliados numa base de ponderação.
Resultado do programa
- Treinar os alunos sobre os efeitos dos fatores nutricionais, ambientais e de estilo de vida na carga genética individual e na saúde do organismo.
- Dotar o aluno de conhecimentos relacionados com a metodologia científica e bioética da investigação nas diferentes fases de crescimento e desenvolvimento.
- Promover a colaboração e a mobilidade entre os centros participantes.
- Integrar especialistas de diversas áreas (orientação multidisciplinar).
- Promover a participação de estudantes de diferentes áreas do conhecimento das Ciências da Saúde.
Galeria
Oportunidades de carreira
Os graduados podem ingressar:
- Empresas do setor de alimentação geral e alimentação infantil
- Empresas com programas de estudos genéticos e empresas ligadas ao meio ambiente
- Departamentos de Pediatria, Nutrição e Bromatologia, Dietética e Nutrição, Bioquímica, Imunologia, Farmacologia, Genética, Educação Médica, Educação em Saúde...
- Programas de prevenção e saúde
- Programas de neurodesenvolvimento
- Programas de personalidade, avaliação e tratamento psicológico, psicologia evolutiva e educacional, psicologia experimental, fisiologia comportamental, didática das ciências experimentais, antropologia social..., e com funções de ensino e pesquisa.
Ao mesmo tempo, o mestrado formará profissionais altamente qualificados em:
- Melhorar a saúde da criança para melhorar a saúde do adulto.
- Participar e desenhar ações de prevenção de doenças, implementar aconselhamento nutricional e estilos de vida saudáveis para grávidas, crianças e adolescentes.
- Investigar os factores que regulam a expressão genética, melhorar o ambiente que rodeia a criança com conhecimentos suficientes para evitar, reconhecer e tratar os efeitos nocivos da poluição ambiental no crescimento e desenvolvimento.