
Master in
Mestre em Segurança do Paciente e Gestão de Riscos à Saúde UManresa

bolsas de estudo
Introdução
O Mestrado em Segurança do Paciente e Gestão de Riscos à Saúde oferece formação sólida e especializada aos profissionais de saúde e licenciados em áreas relacionadas à saúde e gestão da saúde que desejam liderar estratégias para melhorar a segurança do paciente ou simplesmente incorporar esses conhecimentos em sua prática profissional. Este programa também oferece treinamento especializado para profissionais do direito com interesse na área de gestão de riscos à saúde.
O campus de Manresa da UVic-UCC e a Área de Saúde do ISDE uniram forças para ensinar em conjunto o Mestrado em Segurança do Paciente e Gestão de Riscos à Saúde. Este programa combina o conhecimento especializado da Cátedra de Simulação e Segurança do Paciente da UVic-UCC com a trajetória de mais de dez anos no ensino deste programa pelo ISDE. Inicia-se assim uma nova etapa do já consolidado mestrado em que as duas instituições se unem para atender à crescente necessidade de formação de especialistas em segurança do paciente, além de atender às demandas progressivas da comunidade sanitária dentro das instituições de saúde.
Destinado a: O Mestrado destina-se especialmente a profissionais de saúde experientes que desejam expandir seus conhecimentos, ou a profissionais de saúde inexperientes que desejam adquirir formação especializada na área. De especial interesse para os membros das comissões de qualidade do hospital e comitês de segurança clínica, unidades de segurança do paciente e gestão de risco de cuidados, para os responsáveis pelos serviços clínicos, chefes de serviço e supervisores de enfermagem, diretores e gerentes hospitalares, tanto do público como do a esfera privada, bem como para os profissionais do direito da saúde.
Calendar
- O programa acadêmico ocorrerá entre 25 de outubro de 2021 e 30 de junho de 2022.
- Módulo de simulação clínica no local: De segunda-feira, 24 de janeiro, a sexta-feira, 28 de janeiro de 2022.
A relevância da segurança do paciente foi destacada em 1999 quando o Instituto de Medicina (IOM) da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos publicou o relatório "Errar é humano" no qual, segundo estatísticas, a cada ano neste país, erros médicos causam a morte de até 98 mil pacientes, número superior ao das mortes por acidentes de trânsito, câncer de mama ou AIDS. Os eventos adversos que prejudicam o paciente não constituem apenas um risco para os próprios pacientes; também representam um custo econômico adicional, prejudicam instituições e profissionais e corroem a confiança dos pacientes no sistema de saúde.
A melhoria da gestão do risco à saúde envolve ações coordenadas em diferentes níveis, envolvendo todas as partes interessadas e direcionadas a todo o sistema. Por esse motivo, diferentes organizações têm destacado a importância e a magnitude do problema, implementando políticas internacionais com o objetivo preciso de reduzir o número de erros no sistema de saúde.
O campus de Manresa da UVic-UCC e a Área de Saúde do ISDE uniram forças para ensinar em conjunto o Mestrado em Segurança do Paciente e Gestão de Riscos à Saúde. Este programa combina o conhecimento especializado da Cátedra de Simulação e Segurança do Paciente da UVic-UCC com a trajetória de mais de dez anos no ensino deste programa pelo ISDE. Inicia-se assim uma nova etapa do já consolidado mestrado em que as duas instituições se unem para atender à crescente necessidade de formação de especialistas em segurança do paciente, além de atender às demandas progressivas da comunidade sanitária dentro das instituições de saúde.
Seu principal objetivo é proporcionar uma formação sólida e especializada aos profissionais de saúde e graduados em áreas relacionadas à saúde e à gestão da saúde que queiram conduzir estratégias para melhorar a segurança do paciente ou simplesmente incorporar esse conhecimento à sua prática profissional. Este programa também oferece treinamento especializado para profissionais do direito com interesse na área de gestão de riscos à saúde.
objetivos
ESPECÍFICO
- Conscientizar sobre a complexidade do sistema de saúde como elemento fundamental na gestão de riscos.
- Apresente os conceitos-chave sobre segurança do paciente.
- Conheça a importância e a magnitude do problema.
- Apresente a terminologia e a taxonomia relacionadas à segurança.
- Rever a metodologia de desenho, análise e condução de estudos epidemiológicos experimentais e observacionais.
- Conheça os sistemas de notificação de eventos adversos e experiências atuais.
- Incorpore coaching emocional na prevenção de riscos e segurança do paciente.
- Compreenda e descreva o valor dos princípios do trabalho em equipe como uma ferramenta para melhorar a segurança clínica.
- Apresentar a metodologia e ferramentas de gestão de riscos à saúde.
- Estabelecer as competências e habilidades para direcionar a análise de riscos e ações de melhoria.
- Adquirir a capacidade de gerenciar riscos à saúde em instituições de saúde.
- Analisar a comunicação de eventos adversos aos pacientes e seus familiares.
- Analise o papel e o impacto da mídia nos riscos à saúde.
- Conheça a metodologia de pesquisa em segurança do paciente.
- Conheça as vantagens da metodologia de simulação no treinamento de segurança do paciente.
metodologia
O Mestrado em Segurança do Paciente e Gestão de Riscos para a Saúde é um programa teórico-prático que se desenvolve com a opção de incorporação de atividade presencial e metodologia de simulação.
A atividade presencial (prática clínica e / ou módulo de simulação clínica) valida a parte correspondente ao conteúdo online.
O último módulo corresponde à realização, sob a orientação de um tutor personalizado, da Dissertação Final de Mestrado (TFM), que consiste numa tese ou projecto de investigação seguindo os actuais critérios internacionais para a publicação científica de trabalhos originais. A apresentação do trabalho de investigação no prazo estabelecido e a sua aprovação pela Comissão Académica do Mestrado são requisitos essenciais para a obtenção do grau.
avaliação
O sistema de avaliação do programa, em consonância com o sistema habitual de avaliação da formação online, deve ser contínuo. Para obter o título, será necessário passar com sucesso nas avaliações específicas de cada um dos módulos da seguinte forma:
- Acesso à plataforma
- A entrega de atividades obrigatórias
- Participação ativa em fórum e chats
- A apresentação do Projeto Final de Mestrado
A apresentação do trabalho de investigação no prazo estabelecido e a sua aprovação pela Comissão Académica do Mestrado são requisitos essenciais para a obtenção do grau.
programa
Módulo 1. Organização do sistema de saúde. Qualidade do cuidado.
Módulo 2. Estrutura conceitual de segurança do paciente.
Módulo 3. Coaching emocional na prevenção de riscos e segurança do paciente.
Módulo 4. Instrumentos de gestão de riscos e melhoria da segurança.
Módulo 5. Comunicação e trabalho em equipe.
Módulo 6. Gestão baseada na segurança do paciente.
Módulo 7. Práticas de segurança I.
Módulo 8. Práticas de segurança II.
Módulo 9. Segurança na perspectiva do paciente e dos profissionais.
Módulo 10. Aspectos ético-legais na segurança do paciente.
Módulo 11. Treinamento e educação em segurança do paciente. Simulação clínica.
Módulo 12. Meios de comunicação e informação sobre riscos para a saúde.
Módulo 13. Segurança do paciente em ambientes específicos.
Módulo 14. Projeto Final de Mestrado.
Módulo de simulação clínica no local
Devido às próprias características da metodologia de simulação, as vagas neste módulo são limitadas.
CONTEÚDO
- Vantagens da simulação para melhorar a segurança da instituição.
- Metodologia de simulação.
- Preparação de cenários de simulação.
- Aplicação de coaching emocional e autogerenciamento nas habilidades interpessoais entre equipes.
- Comunicação de efeitos adversos e más notícias aos pacientes e familiares.
- Detecção e gestão prática de erros.
- Comunicação e trabalho em equipe: uso de instrumentos.
- Ferramentas de melhoria de comunicação.
- A segunda vítima.
- Questões éticas de segurança do paciente discutidas em diferentes opiniões.
- Programação e realização de casos práticos de simulação.
INSTALAÇÕES
O Centro de Inovação em Simulação ocupa uma área de 1.000 metros quadrados, que estão concentrados no segundo andar da Clínica Universitária da UManresa . Esta superfície é dividida em oito unidades de simulação, que são tecnicamente equipadas para operar simultaneamente. Essas oito unidades, que possuem um espaço de simulação, um espaço de debriefing e uma área de controle técnico, podem ser transformadas em 50 cenários diferentes. Esta versatilidade permite o ensino tanto na área das ciências da saúde como nas ciências sociais.