Mestrado em Antropologia Médica e Saúde Mental
London, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
DURAÇÃO
1 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Sep 2024
PROPINAS
GBP 25 320 / per year *
FORMATO DE ESTUDO
No campus
* para propinas de estudantes estrangeiros | propinas de estudantes nacionais: GBP 12.220 por ano
Introdução
O SOAS MA em Antropologia Médica e Saúde Mental facilita a compreensão da saúde a partir de diversas perspectivas e investiga a complexidade do sofrimento humano, bem como as várias formas de cura e tratamento.
O programa oferece formação em abordagens antropológicas aos principais desafios da saúde e da saúde mental do nosso tempo. Baseando-se na investigação etnográfica, no conhecimento clínico, na experiência vivida e na comparação intercultural, explora a saúde como estando integrada em forças históricas e sociais, tais como as alterações climáticas, a colonialidade, a deslocação e as desigualdades que se cruzam, incluindo a raça e o género.
O programa dota os licenciados de ferramentas conceptuais para a análise antropológica e de competências metodológicas em investigação etnográfica. Os estudantes são também introduzidos a conhecimentos de disciplinas adjacentes à antropologia, incluindo a psicologia, a psiquiatria transcultural, a psicanálise, a biomedicina e os Estudos de Ciência e Tecnologia (STS). As competências antropológicas dos estudantes serão aperfeiçoadas através de projectos de investigação originais supervisionados de perto em áreas de interesse individual, redigidos sob a forma de uma dissertação.
Os estudantes aprendem sobre as implicações das mudanças culturais e tecnológicas em curso e os desafios éticos de diversas filosofias e práticas de cura, a fim de se envolverem em assuntos actuais e condições globais relativas à saúde mental, desigualdade, conflito e justiça. Têm também a oportunidade de utilizar estágios curtos como parte do seu programa de estudos para ganhar experiência prática ou para refletir antropologicamente sobre as suas actuais funções de trabalho.
O mestrado dá as boas-vindas a estudantes com interesse intelectual em abordagens antropológicas da saúde e da saúde mental e está aberto a candidatos das ciências sociais e de outras áreas, incluindo clínicos, profissionais, estudantes de pré-medicina e estagiários das áreas médicas e clínicas, gestão de cuidados de saúde, organizações humanitárias/refugiados, elaboração de políticas e defesa de causas populares no domínio da saúde/saúde mental.
Acolhemos especificamente estudantes de medicina e ciências médicas que estejam interessados em combinar a sua formação com um mestrado em antropologia. O programa também promove o pensamento crítico independente e as competências de investigação qualitativa necessárias para prosseguir a investigação de pós-graduação através de MRes ou programas de doutoramento em Antropologia Médica e ciências qualitativas da saúde.
O Departamento de Antropologia da SOAS está a promover o reconhecimento do valor da antropologia para a política e prática da saúde médica e mental através do recém-criado Centro de Investigação em Antropologia e Saúde Mental em Ação (CAMHRA). Trata-se de um centro internacional para a investigação antropológica de ponta, a educação e o envolvimento do público no domínio da saúde mental, em parceria com o NHS, a saúde pública e uma variedade de organizações não governamentais.
Os estudantes de mestrado juntam-se à comunidade vibrante do CAMHRA e beneficiarão do ensino orientado para a investigação, palestras convidadas, eventos e estágios. O mestrado é ministrado por um grupo diversificado de antropólogos que atualmente lideram a investigação em colaboração com o NHS, o sector voluntário/privado e parceiros internacionais clínicos e de saúde pública. Os nossos projectos de investigação globais trazem perspectivas e debates de diferentes sociedades, culturas e sistemas de cura.
Admissões
Currículo
O programa é composto por 180 créditos, compostos por módulos ministrados de 15 ou 30 créditos, ministrados em 10 ou 20 semanas, e uma dissertação de 60 créditos. Existem cinco módulos obrigatórios (75 unidades): dois (30 unidades) fornecem uma base em teoria e método antropológico; três (45 unidades) concentram-se em antropologia médica e saúde mental.
Os alunos também fazem módulos opcionais (45 unidades). Todos os alunos deverão concluir uma Dissertação (10.000 palavras) de 60 créditos.
Dissertation
O núcleo do MA em Antropologia Médica e Saúde Mental é a dissertação de 10.000 palavras, baseada em pesquisas originais sobre um tema de escolha do aluno e desenvolvida em discussão com um supervisor. Sempre que adequado, os alunos são incentivados a desenvolver projetos de investigação que abordem questões relacionadas com a sua experiência profissional ou pessoal na área da saúde.
Core
- Dissertação (Mestrado) em Antropologia
Compulsory
- Ethnographic Research Methods
- Mind, Culture and Psychiatry
- Corpos e Culturas
- Medical Anthropology: Global Perspectives
- Contemporary Anthropological Theory
Guided options
Opção guiada entre 15 e 45 créditos
- Estudo Prático Dirigido: Estágios em Campo
- Locais Etnográficos: Leste Asiático
- Locais Etnográficos: África Subsaariana
- Antropologia da ‘Raça’, Gênero e Sexualidade
- Migração, Fronteiras e Espaço: Abordagens Descoloniais
- Diet, Society and Environment
Assessment
Os alunos serão avaliados através de uma combinação de ensaios, peças reflexivas, exercícios práticos (por exemplo, experiências metodológicas), apresentações escritas e outras mídias (incluindo fotografia, filme e escrita criativa) e uma dissertação mais longa.