
Master in
Mestre em Saúde Pública: trilha em Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos Royal Tropical Institute (KIT)

Introdução
O Mestrado em Saúde Pública (MPH) é um programa anual de Mestrado em Saúde Pública de 12 meses organizado pelo KIT Royal Tropical Institute e pela Vrije Universiteit Amsterdam (VU).
Este programa é projetado especificamente para aqueles que desejam trabalhar em domínios de foco em SRHR, que podem incluir HIV e AIDS.
Este programa MPH é voltado para aqueles que aspiram a cargos de gestão na saúde pública. O curso em Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos foi elaborado especificamente para aqueles que desejam trabalhar em áreas de foco em SDSR, que podem incluir HIV e AIDS.
Os participantes podem escolher entre as seguintes faixas de estudo:
- Trilha de política e gestão de sistemas de saúde
- Trilha de saúde sexual e reprodutiva
KIT lançou a ' Iniciativa Mulheres Líderes no Desenvolvimento da Saúde Global ' e, como parte dessa iniciativa, incentivamos fortemente as mulheres a se candidatarem.
O MPH é organizado pela Royal Tropical Institute (KIT) e pela Vrije Universiteit Amsterdam (VU) e é credenciado pela Organização de Credenciamento Holandês-Flamengo (NVAO).

“Como gerente e clínico, o ICHD me deu as habilidades para formular e implementar programas e intervenções para resolver problemas de saúde pertinentes em nível nacional e comunitário. Por exemplo, o conhecimento e as habilidades adquiridas no módulo de resposta ao HIV e as descobertas da minha tese constituem o defensor básico para a mudança de políticas na PTV do HIV em Gana. De modo geral, o curso me deu confiança para analisar situações de saúde pública e formular políticas para enfrentar os gargalos.
Estou muito satisfeito por não estar mais limitado a atender pacientes em consultórios e teatros, mas também preparado para influenciar a política de modo a impactar positivamente a saúde da sociedade ganense em geral ”.
Peter Baffoe, MD, Especialista Sênior OBS / Gyn, MPH Track in Srhr, (Gana) Atualmente: Diretor Médico, Hospital Regional do Upper East
Contente
Saúde pública em um ambiente em mudança
Os sistemas de saúde em países de baixa e média renda enfrentam uma ampla gama de desafios complexos. Esses desafios incluem: as desigualdades em saúde e cuidados de saúde; o duplo fardo das doenças transmissíveis e não transmissíveis; os desafios apresentados pelos desdobramentos da transição demográfica; as necessidades de saúde em ambientes frágeis e o apelo à equidade.
Os mundos da governança e do financiamento da saúde internacional e nacional também estão cada vez mais complexos e interconectados. Globalmente, também há maior reconhecimento e ênfase na importância de trabalhar em parcerias para fornecer soluções de saúde pública baseadas em evidências para melhorar continuamente a qualidade e a capacidade de resposta dos serviços de saúde. Abordar essas questões requer profissionais bem treinados, capazes de resolver problemas complexos de saúde pública de forma sistemática, usando uma abordagem de parceria.
Objetivos do Curso
O MPH / ICHD foi concebido para desenvolver a capacidade dos gestores seniores de saúde para usar uma abordagem multidisciplinar integrada para abordar os problemas de saúde em seu país. Em todos os componentes do programa, os participantes são encorajados a comparar com participantes de outros países que enfrentam problemas semelhantes, mas com soluções alternativas.
Depois que o programa for capaz de:
- Avaliar criticamente o estado de saúde da população e identificar problemas de saúde da população, fatores de risco e
- determinantes e determinar as necessidades de saúde.
- Avaliar o papel dos sistemas de saúde em termos de objetivos, funções, atores e desempenho fundamentais.
- Influenciar a formulação de políticas eficazes e o planejamento estratégico em relação às intervenções que visam
- melhorar a saúde pública, levando em consideração as evidências científicas, as boas práticas e o contexto local.
- Implemente de forma criativa estratégias e intervenções de qualidade centradas no cliente e com boa relação custo-benefício.
- Monitore e avalie as intervenções de saúde por meio da gestão eficaz de recursos humanos, financeiros e logísticos
- recursos no contexto global e local dinâmico.
- Trabalhe profissionalmente em diferentes setores, diferentes culturas, disciplinas e níveis institucionais, com atores públicos e privados e por meio de advocacy, comunicação e networking.
- Identificar necessidades de pesquisa; encomendar pesquisas e analisar criticamente e traduzir os resultados da pesquisa em políticas e práticas.
- Incorpore uma abordagem pró-pobre e equitativa em todas as ações.
- Examine continuamente e faça uma auto-reflexão crítica sobre sua própria competência, motivação, prática e valores culturais, ajuste-os de acordo e aja como um agente de mudança.
Os participantes MPH / ICHD têm a opção de escolher entre duas faixas:
- Faixa MPH / ICHD em Saúde Sexual e Reprodutiva
- Linha MPH / ICHD em Política e Gestão de Sistemas de Saúde
Programa
Data de início do curso
- Ano letivo 2022-2023: de 12 de setembro de 2022 a 1 de setembro de 2023
Primeiro trimestre: módulos principais para todas as faixas
- Introdução
- Epidemiologia e estatística
- Habilidades de aprendizagem e comunicação
- Determinantes sociais da saúde
- Sistemas de saúde e formulação de políticas
- Planejamento de saúde
A introdução ao MPH / ICHD começa com o aprendizado e as habilidades de comunicação que serão necessárias ao longo do curso. Isso inclui habilidades em pesquisas na Internet para informações e literatura relacionadas à saúde, apresentação e habilidades de redação.
No primeiro trimestre, os alunos são apresentados às amplas categorias de fatores que influenciam a saúde: cultura, estilo de vida, ambientes socioeconômicos, políticos e naturais e o impacto do sistema de prestação de cuidados de saúde. Ao longo do curso, há uma forte ênfase na natureza de gênero de muitos desses fatores.
São introduzidos conceitos básicos e ferramentas para a análise e discussão de problemas de saúde por meio de módulos em planejamento e gestão de saúde, incluindo economia e financiamento da saúde e epidemiologia e estatística. Os conhecimentos básicos e as competências adquiridas ou reforçadas na primeira parte do curso serão aplicadas a um exercício prático de planeamento estratégico realizado em pequenos grupos. No final do primeiro trimestre, os alunos começam a esclarecer os tópicos de suas teses e a investigar a literatura relacionada a esses tópicos.
Segundo trimestre: módulos avançados para todas as faixas
- Métodos qualitativos para pesquisa de sistemas de saúde
- Recursos humanos para a saúde
Módulos avançados para trilha em SRHR
- Saúde sexual e reprodutiva, incluindo HIV / AIDS
- Saúde e direitos sexuais e reprodutivos: política, governança e finanças
- Saúde e direitos sexuais e reprodutivos: organizando respostas eficazes
- Os alunos escrevem a maior parte de suas teses nesta fase e fazem uma apresentação em classe que leva a um debate.
Terceiro trimestre
- Visite a OMS em Genebra
- Tese
- Exame oral
A tese é focada em um tópico relevante para a trilha que você escolheu, bem como para o seu trabalho. Com a orientação de um consultor, você escreve uma tese sobre um importante problema de saúde com o qual está envolvido em seu país. O objetivo é analisar sistematicamente o problema e fazer sugestões para sua solução, com base em informações qualitativas e quantitativas e na revisão da literatura.
Os alunos são convidados a uma viagem de estudos a Genebra para visitar a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras organizações internacionais que trabalham no setor da saúde.
Na semana anterior às provas orais, os alunos praticam a apresentação de suas teses uns aos outros em sala de aula.
Métodos de aprendizagem
O conteúdo do curso é baseado na prática e orientado tanto quanto possível para a situação de trabalho dos participantes. O contato entre o corpo docente e os alunos é intensivo ao longo do curso. Os alunos aprendem por meio de palestras, discussões, trabalho em grupo, apresentações individuais, estudos de caso, exercícios, visitas de estudo, um ambiente de aprendizagem virtual baseado na Internet e 'jogos sérios', auto-reflexão, auto-estudo e trabalhos escritos, incluindo uma tese. Eles recebem material de estudo antes de cada módulo. Durante as aulas, os alunos compartilham informações sobre questões de saúde dos países em que trabalharam e comparam experiências. Repositórios online são usados para material de aprendizagem. Laptops e / ou tablets são obrigatórios.
Carga de estudo
Um total de 60 pontos de crédito da CE deve ser acumulado para a conclusão bem-sucedida do programa ICHD / MPH. O Sistema Europeu de Transferência de Créditos (CE) facilita a transferência de créditos de cursos entre instituições do mesmo nível acadêmico. 1 EC requer 28 horas de tempo do aluno, o que inclui tempo de aula e estudo independente.
Requisitos de graduação
Cada módulo é avaliado por meio de um exame escrito ou de um trabalho para levar para casa. No final do programa, uma comissão de exame externa independente avalia a tese e o exame oral do candidato.
Se a avaliação geral for satisfatória, é concedido o grau de Mestre em Saúde Pública. Os candidatos que não cumpram os requisitos para o grau podem ser elegíveis para um certificado de frequência.

Aplicativo
Critério de admissão
- Formação acadêmica até o nível de bacharelado, pelo menos, em medicina ou em outra área relacionada à saúde, como ciências da saúde, economia, ciências sociais ou enfermagem.
- Um mínimo de três anos de experiência profissional relevante em um país de baixa ou média renda, incluindo responsabilidades gerenciais e incluindo alguma experiência em saúde pública.
- Proficiência comprovada no teste de TOEFL ou IELTS acadêmico de inglês falado e escrito. É necessária uma pontuação mínima no TOEFL por escrito de 550, pontuação no iBT TOEFL de 80, pontuação no TOEFL baseada em computador de 213 ou pontuação acadêmica no IELTS de 6,0.
- Conhecimento de informática é essencial, pois usamos uma plataforma de aprendizagem virtual em nossa educação.
O número de participantes é limitado. Como sempre há mais candidatos do que vagas no curso, deve-se selecionar aqueles que atendam aos critérios mencionados acima. O comitê de seleção leva em consideração o país de origem, a experiência e a formação profissional para formar um grupo com uma mistura de experiências profissionais e geográficas. Também se busca uma representação adequada das mulheres; mulheres com treinamento e experiência apropriados são especialmente encorajadas a se inscrever.
Procedimento de aplicação
Para os alunos que desejam se inscrever no Programa de Conhecimento Orange (OKP), todo o pacote de inscrição para KIT para o ano acadêmico de 2022-2023 deve ser entregue no mais tardar até 24 de fevereiro de 2022.
Prazo de inscrição para o OKP: fevereiro a março de 2022.
Para outros candidatos, o pacote de inscrição é devido dois meses antes do início do curso (a menos que você precise de um visto, então 3 meses).
Faça upload de sua inscrição online.
Os seguintes documentos devem ser carregados:
- Uma carta de motivação de uma página
- Cópias de seus diplomas e relatórios de notas
- Um curriculum vitae atualizado e uma lista de publicações, se aplicável
- Prova de proficiência em inglês (se aplicável)
O que esperamos de sua carta de motivação:
Por favor, indique em sua carta de motivação por que deseja seguir este curso específico, por que deseja fazer o curso em KIT Amsterdã, o que você espera aprender e como aplicará em seu trabalho as novas competências adquiridas com o curso, que tipo de benefícios isso trará para sua carreira futura, etc. Descreva um problema relevante que você enfrentou nos últimos dois anos e que gostaria de discutir durante este curso específico. Sua motivação deve ser cerca de ½-1 página. Por favor, não repita seu currículo novamente.
KIT e a VU University Amsterdam exige que todos os candidatos ao programa de mestrado que não tenham concluído sua educação no Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Nova Zelândia, Austrália, Gana, Nigéria, Quênia, África do Sul, Zâmbia, Uganda, Filipinas, Índia , Tanzânia, Malawi, Botswana, Zimbabwe, Serra Leoa, Libéria , ou que não tenham obtido um diploma de Bacharelado Internacional ou Bacharelado Europeu, para anexar a prova de proficiência na língua inglesa na forma de testes TOEFL ou IELTS internacionalmente reconhecidos.
É necessária uma pontuação mínima no TOEFL por escrito de 550, pontuação no iBT TOEFL de 80, pontuação no TOEFL baseada em computador de 213 ou pontuação acadêmica no IELTS de 6,0.
Observe que os candidatos devem fazer o teste Acadêmico e não o Geral.
Aceitamos apenas resultados de testes oficiais do TOEFL ou IELTS, que não tenham mais de 3 anos.
Para participantes holandeses, o treinamento acadêmico é suficiente.
Teste TOEFL-iBT Special Home Edition
Devido à situação global da Covid-19, KIT aceitará o teste TOEFL-iBT Special Home Edition, pois é o mesmo teste TOEFL iBT baseado em pesquisa, válido e confiável de inglês acadêmico da ETS.
O TOEFL-iBT Special Home Edition está agora disponível em quase todos os países, com exceção do Irã.
Os candidatos que cumprirem os requisitos de ingresso do MPH / ICHD receberão uma carta de admissão, admitindo-os no curso, desde que haja financiamento. Depois de obter apoio financeiro e comprovar proficiência em inglês, você receberá uma carta de admissão definitiva.
Cancelamento
Para cancelamento dentro de sete dias, nenhuma taxa é exigida e 100% da taxa será reembolsada se já tiver sido paga. Para cancelamento por candidato, consulte as taxas de cancelamento.
Sistema de inscrição online de perguntas frequentes
Você tem alguma pergunta sobre nosso sistema de inscrição online? Então você pode encontrar a resposta em nosso Sistema de inscrição on-line de perguntas frequentes.