Mestrado Europeu em Endodontia
DURAÇÃO
3 Years
LÍNGUAS
Inglês
RITMO
Tempo integral
PRAZO DE INSCRIÇÃO
Solicitar prazo de inscrição
DATA DE INÍCIO MAIS CEDO
Solicitar a data de início mais próxima
PROPINAS
EUR 20 770 / per year
FORMATO DE ESTUDO
No campus
Introdução
A Endodontia é uma disciplina clínica que engloba o ensino de microbiologia, biologia, biomateriais, engenharia de tecidos, epidemiologia e técnicas clínicas para a cura ou prevenção de doenças pulpares e pulpoperiapicais. O programa europeu de endodontia destina-se à formação de profissionais especializados em medicina dentária ou estomatologia na área da endodontia.
Os participantes do programa serão preparados para executar práticas clínicas, ensinar ou conduzir pesquisas em endodontia. A unidade curricular consiste numa unidade teórica que aborda temas em endodontia clínica, seminários de revisão e análise da literatura clássica e contemporânea e a relação entre a endodontia e outras áreas especializadas da odontologia, o estudo de casos clínicos em endodontia que envolvem outras áreas de especialização.
O programa também aborda casos clínicos mais complicados, como retratamentos não cirúrgicos do canal radicular, microcirurgia endodôntica, reimplante intencional e reconstrução dos dentes tratados endodonticamente.
Acreditação acadêmica
Mestrado Europeu em Endodontia: 180 ECTS
Admissões
Galeria
Currículo
A Endodontia é uma disciplina clínica que engloba o ensino da microbiologia, biologia, biomateriais, engenharia de tecidos, epidemiologia e técnicas clínicas para curar ou prevenir doenças pulpoperiápicas e pulpoperiápicas. O programa europeu de endodontia destina-se a formar dentistas e estomatologistas profissionais na área da endodontia. O programa prepara os participantes para gerir práticas clínicas, ensinar ou realizar investigação em endodontia.
A unidade curricular consiste num módulo teórico que aborda temas em endodontia clínica, seminários sobre revisão e análise da literatura clássica e contemporânea e a relação entre a endodontia e outras áreas especializadas da medicina dentária, e o estudo de casos clínicos de endodontia que envolvem outras áreas de especialização. O programa aborda também casos clínicos mais complicados, tais como retratamentos não cirúrgicos do canal radicular, microcirurgia endodôntica, replantação intencional e reconstrução de dentes tratados endodonticamente.
Ferramentas e material necessários
Os alunos devem possuir o seguinte:
- Localizador eletrónico de ápice raiz. Pode ser individual (por exemplo Propex Pixi, Dentsply) ou integrada num micromotor endodôntico.
- Micromotor endodôntico elétrico com controlo de torque. Deve ter a opção de ser usado em rotação contínua e movimento de reciprocidade.
- Material rotativo: turbina, micromotor, adaptador (*) e contra-ângulo
- Câmara Reflex + Objetiva Macro 90mm — 100mm + Flash anular macro. A câmara deve ter a opção de gravar vídeo.
- Laptop (requisitos mínimos para ligação de rede 10/100)
- Radiovisiografia periapical dentária (Kodak 6000 ou similar)
- Elementos por unidade de obturação ou similar.
- Espelhos intraorais
- Dispositivos de posicionamento de raios-X
- Pontas ultrassónicas
- Instrumentos dentários básicos (**)
(*) A marca e o tipo de adaptador devem ser previamente confirmados.
(**) A confirmar.
Para aceder à Clínica Dentária Universitária (CUO), o estudante deve trazer:
- Ecrã facial de proteção pessoal
- Óculos de proteção total, exceto no caso de uso de óculos corretivos ou lupas. Neste caso, os óculos de proteção total não são necessários. Todo o outro material de proteção especial será fornecido pela clínica.
Resultado do programa
O programa tem como principal objetivo preparar profissionais com as mais elevadas qualificações para diagnosticar problemas de origem pulpoperiápico, além de encontrar e implementar a melhor solução para os resolver.
Os alunos também aprenderão:
- Analisar criticamente a literatura, permitindo-lhes, uma vez terminado o programa, adaptarem-se às mudanças que a especialização em endodontia irá, sem dúvida, experimentar.
- Ensinar endodontia em termos de etiologia, patogénese, epidemiologia e tratamento de doenças pulpoperiápicas.
- Trabalhar em conjunto com outras áreas da medicina dentária.
- Realizar investigação (orientada por um docente)
180 ECTS, Mestrado Europeu em Endodontia.