
Doutoramento in
PhD em Neurociências Charles University Third Faculty of Medicine

Introdução
A neurociência ocupa uma posição especial no sistema de campos científicos devido à alta especificidade do tecido neural funcional que difere significativamente de outros tecidos em quase todos os parâmetros observáveis em todos os níveis. Soma-se a isso a enorme heterogeneidade na população neuronal funcional e o fato de que uma das manifestações funcionais cardinais do mundo exterior é um reflexo da atividade mental. A neurociência reúne uma gama de sub-disciplinas como neuroanatomia, neurofisiologia, neuroquímica, neurologia, neurocirurgia e psiquiatria.
O programa de estudos é realizado em colaboração com o Instituto de Medicina Experimental e o Instituto de Fisiologia da Academia de Ciências da República Tcheca.
Este programa de estudos é oferecido sem especialização.
Admissões
Descrição dos critérios de verificação e avaliação
Os novos critérios de exame de admissão do programa de estudos de doutorado Neurociências:
O exame de admissão assume a forma de uma entrevista oral perante um conselho. A prontidão do candidato para o trabalho científico independente no campo selecionado e os conhecimentos profissionais e linguísticos do candidato serão avaliados. A entrevista incluirá uma discussão sobre o projeto apresentado, onde será avaliada sua relevância e viabilidade. A duração da apresentação do projeto não deve exceder 5 minutos.
Os critérios de avaliação:
- Qualidade do projeto submetido e nível de compilação da anotação do projeto – máximo 40 pontos
A diretoria avaliará se os objetivos do projeto são específicos e originais, se a hipótese está claramente definida e se os métodos são adequados.
A anotação do projeto deve ter no máximo 2 páginas e conter o seguinte:- Título (e subtítulo, se aplicável)
- Fundo
- Objetivos e hipóteses de trabalho
- Metodologia com cronograma, especificação do trabalho do candidato no projeto e resultados esperados da pesquisa
- Referências (relacionadas ao tema do projeto)
- Cobertura financeira do projeto (incluindo o título e número de registro do projeto de subvenção apropriado ou apoio institucional) – faz parte da avaliação do critério número 4
- A forma de apresentação do projeto submetido – máximo 20 pontos
A banca avaliará a capacidade do candidato para apresentar o projeto, responder às perguntas dos membros do conselho, o conhecimento básico do candidato em relação ao tema do projeto submetido, incluindo o conhecimento do tema pesquisado e o embasamento teórico do projeto e sua comparação crítica com achados publicados anteriormente. - Atividade científica e profissional anterior – máximo 20 pontos
O conselho avaliará as atividades anteriores do candidato relacionadas ao projeto ou pesquisa no campo científico determinado ou relacionado. Em especial, será avaliada a atividade editorial, a participação ativa em conferências ou simpósios incluindo conferências científicas estudantis e a participação em projetos de bolsas. (O número total de pontos será atribuído se o candidato for primeiro autor ou investigador principal de uma bolsa e até 50% dos pontos serão atribuídos se o requerente for co-autor ou co-investigador de uma bolsa. ) - Apoio profissional, material e financeiro ao projeto submetido – bónus máximo de 20 pontos
O conselho avaliará a relação do projeto submetido com o foco científico do orientador pretendido com uma atividade de publicação recente suficiente e seus projetos de pesquisa se o equipamento técnico e material do local de trabalho pretendido for adequado e consentimento do chefe da instituição /departamento, onde o projeto submetido será realizado, e o apoio financeiro do projeto por meio de bolsa ou financiamento de pesquisa institucional (a solicitação de bolsa não significa apoio financeiro do projeto), está disponível. Com base nesses critérios, um certo número de pontos de bônus pode ser alocado.
Cada membro do conselho avalia separadamente cada critério. A média aritmética é calculada com base na pontuação de cada conselheiro. O resultado é arredondado para o número inteiro mais próximo – para valores de 0,0 a 0,49 na direção descendente para o número inteiro mais próximo e para valores de 0,50 a 0,99 na direção ascendente para o número inteiro mais próximo. A classificação dos candidatos é decidida com base no número total de pontos.
O limite mínimo de pontos exigido para admissão é de 60 pontos.
Condições de admissão
A admissão aos estudos de doutoramento está condicionada à conclusão com aproveitamento de um programa de estudos de mestrado.
Método de verificação: | exame de entrada |
Data de confirmação (do exame de admissão) | de: 01.06.2022 até: 30.06.2022 |
Data alternativa (do vestibular) | de: 01.07.2022 até: 10.07.2022 |
Literatura recomendada, exemplos de perguntas
As leituras são recomendadas por potenciais supervisores individuais e são baseadas em questões profissionais da dissertação potencial e da disciplina específica escolhida. Em particular, monografias e revistas IF respeitadas. A literatura e os recursos sugeridos podem ser visualizados nos perfis dos supervisores específicos.
Oportunidades de carreira
O programa de pós-graduação (Ph.D.) em neurociências é projetado para o estudo da estrutura, funções e distúrbios do sistema nervoso. O programa de Neurociências abrange, em particular, neuroanatomia, neurofisiologia, neurogenética, neuropatologia e neurofisiologia, métodos utilizados nessas disciplinas, conhecimentos clínicos essenciais de neurologia, neurocirurgia e psiquiatria, bem como dos métodos de diagnóstico utilizados nessas disciplinas. Um graduado do curso de estudos em Neurociências tem o conhecimento básico de todas as partes acima da disciplina, é capaz de trabalho científico independente e é bem versado no estado atual do conhecimento no campo de sua dissertação. Um egresso do curso de Neurociências é mencionado como autor/es nas bases de dados de referência básica de sua área de estudo.