
Doutoramento in
Doutorado em Bioquímica e Patobioquímica Charles University Third Faculty of Medicine

Introdução
A bioquímica e a patobioquímica lida principalmente com problemas bioquímicos e biológicos moleculares de biomacromoléculas, ou seja, proteínas e enzimas, lipídios e ácidos nucléicos, bem como suas estruturais e outras substâncias de baixo peso molecular importantes em sistemas de nutrientes. O objetivo do estudo também esclarece o metabolismo mútuo das substâncias e seu papel na regulação dos processos vitais, como hormônios, neurotransmissores, fatores de crescimento, receptores, anticorpos, moléculas de sinal, etc.
Um campo muito importante também é a pesquisa em membranas biológicas, transportadores de membrana, componentes subcelulares, transformações de energia, matriz extracelular e o papel dos segundos mensageiros na regulação celular. A investigação centrou-se no papel dos radicais livres na sua acção como mutagénicos, na investigação de outros agentes tóxicos para ácidos nucleicos e biomembranas e na investigação da carcinogénese e aterogénese. O campo metodológico requer conhecimento de técnicas fundamentais e separação e caracterização funcional de biomacromoléculas, bem como componentes bioquímicos de baixo peso molecular de células e fluidos corporais, ou técnicas de biologia molecular, ou cultivo de células e tecidos.
Admissões
Oportunidades de carreira
Programa de estudos de doutorado (Ph.D.) Bioquímica e patobioquímica lida com a caracterização molecular-biológica de biomacromoléculas e seus blocos de construção na saúde e na doença, elucidação de seu metabolismo mútuo, papel na regulação de processos fisiológicos e seus distúrbios. Uma área importante também é a investigação de membranas biológicas, compartimentos subcelulares (organelas), renovação de energia, matriz extracelular e o papel dos segundos mensageiros na regulação celular. O programa também se preocupa com o papel dos radicais livres em relação à cancerogênese e aterogênese. Está intimamente ligado à biologia molecular e genética e a muitos ramos básicos e clínicos da biomedicina, esp. à bioquímica clínica. A duração padrão do estudo é de quatro (4) anos.