
Doutoramento in
Doutorado em Bioquímica e Patobioquímica Charles University First Faculty of Medicine

Introdução
O objetivo dos estudos no programa de estudos de Bioquímica e Patobioquímica é a preparação do aluno para uma explicação científica autônoma dos princípios moleculares dos processos de vida no organismo humano, sua direção e mecanismos moleculares de seus distúrbios.
A bioquímica e a patobioquímica estão preocupadas com as questões de biomacromoléculas, ou seja, proteínas e enzimas, polissacarídeos, lipoproteínas e ácidos nucleicos, bem como suas unidades componentes e outras substâncias importantes de baixo peso molecular em sistemas vivos (aminoácidos, peptídeos, sacarídeos, lipídios, esteróides). O objetivo do campo é também uma explicação de suas mudanças mútuas e seu papel na sinalização celular. Outra esfera muito importante é a pesquisa de estruturas celulares supermoleculares e sua função. O programa também se concentra nos princípios de distúrbios das referidas estruturas e suas funções, ou seja, na natureza molecular da origem, desenvolvimento e curso dos estados patológicos. Uma parte importante do estudo é a importância fisiológica e patogenética das formas reativas de oxigênio e nitrogênio; o tema do programa de estudo são os mecanismos de ação das substâncias que danificam os ácidos nucléicos e as biomembranas. No programa de estudo, é dada atenção à pesquisa de distúrbios da sinalização celular, incluindo cancerogênese e aterogênese, natureza molecular de distúrbios metabólicos hereditários e adquiridos, mecanismos de manutenção do ambiente interno estável (equilíbrio metabólico e iônico) e distúrbios patológicos associados. O programa também trata do desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico laboratorial.
De acordo com o artigo 3.º, n.º 1, segunda frase do Código de Procedimento de Admissão da Charles University, este programa de estudos é oferecido sem especialização.
Admissões
Oportunidades de carreira
Um graduado no programa de estudos de Bioquímica e Patobioquímica está bem informado sobre tópicos de pesquisa recentes, tendências e abordagens experimentais, particularmente nas seguintes áreas: pesquisa em defeitos congênitos e suas consequências bioquímicas, distúrbios metabólicos, questões atuais em oncologia experimental, pesquisa de distúrbios de sinalização celular incl. sinalização redox em conexão com a direção de proliferação, diferenciação e morte programada de células, neurodegeneração. Ele está pronto para usar esse conhecimento no desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico laboratorial e aplicações terapêuticas e discutir os objetivos da pesquisa prospectiva com especialistas clínicos e especialistas em outras áreas biomédicas.