Keystone logo
Comenius University Bratislava, Faculty of Pharmacy,

Comenius University Bratislava, Faculty of Pharmacy,

Comenius University Bratislava, Faculty of Pharmacy,

Introdução

Os primórdios do estudo da farmácia moderna na República Eslovaca remontam à divisão de guerra da Tchecoslováquia. Um marco importante foi o início de um programa de estudos de dois anos durante o ano acadêmico de 1939-1940 na forma de uma colaboração interfaculdade: parte do programa foi coberto pela Faculdade de Letras e a outra parte pela Faculdade de Medicina. Em 1940, os regulamentos governamentais prolongaram a duração dos estudos para três anos, com um certificado de conclusão do ensino secundário e um ano de experiência profissional em farmácia como condição prévia para o ingresso na Universidade. Em 1945, após a restauração da Tchecoslováquia, surgiu a necessidade de unificar o ensino farmacêutico na República. Em 1948, a lei sobre o estudo farmacêutico entrou em vigor e unificou o estudo farmacêutico na Tchecoslováquia. A duração do estudo foi estendida para quatro anos.

A Faculdade independente de Farmácia da Universidade Comenius (Universidade Eslovaca na época) foi estabelecida pelo regulamento do governo que entrou em vigor em 1º de setembro de 1952. O primeiro reitor da Universidade foi Ľ. Krasnec e vice-reitor L. Zathurecký. Desde o ano acadêmico de 1953-1954, o programa farmacêutico foi estendido para cinco anos. As obras de construção de um novo prédio para a Faculdade de Farmácia na Rua Odbojárov começaram em 1958. Foi inaugurado em 1960. Durante o mesmo ano, as duas faculdades farmacêuticas em Brno e Bratislava fundiram-se e Bratislava tornou-se a residência da única Faculdade Nacional de Farmácia na Tchecoslováquia. Este foi um dos períodos mais significativos da Faculdade. Mais tarde, foi estabelecida a Faculdade de Farmácia da Charles University com sede em Hradec Králové.

Na área de atividades educacionais, a aprovação da mudança do programa de estudos para um estudo diferenciado de três áreas em 1977 significou a criação das seguintes áreas de estudo: farmácia geral, farmácia tecnológica e farmácia clínica. Esta forma de estudo continuou até 1990, quando um estudo independente de farmácia de cinco anos foi introduzido.

Atualmente, a Faculdade oferece o Programa de Estudos de Mestrado 'Farmácia', que é totalmente compatível com o sistema de preparação de farmacêuticos na UE. Desde 2002, a Faculdade também oferece o estudo para o Bacharelado em Dispositivos Sanitários e de Diagnóstico. Além do trabalho educacional, uma parte importante da vida do corpo docente consiste em atividades científicas e de pesquisa, orientadas principalmente para aspectos separados de drogas e medicamentos. Antes de 1989, o trabalho de pesquisa costumava ser coordenado no âmbito do plano estadual de pesquisa, hoje em dia é financiado principalmente por agências de fomento nacionais e internacionais.

Recursos do campus

Faça um tour virtual pelo nosso campus!

    Localizações

    • Bratislava

      Odbojárov,10, 832 32, Bratislava

    Perguntas