Keystone logo
Noruega

Estudar Assistência médica em Noruega 2024

Alteração de moeda

Custo de vida mensal básico

  • Alugue em apartamento compartilhado

    546
  • Compartilhamento de utilitários

    64
  • Assinatura de internet

    48
  • Transporte local

    68

Amostra de custo de estilo de vida

  • Combo de fast food

    11
  • Ingresso de cinema

    13
  • Litro de cerveja local

    9

Requisitos do visto

Que tipo de visto você precisa?

Nome do visto

Visto de Estudante (Autorização de Residência Estudante)

Preço e moeda

USD 650

A taxa de processamento do visto de estudante norueguês é de cerca de US$ 650. A taxa poderá estar sujeita a alteração.

Quem pode solicitar o visto?

Se vier de um dos países nórdicos (Suécia, Finlândia, Dinamarca, Islândia) não terá de pedir autorização de residência. No entanto, se planeia estudar na Noruega por mais de seis meses, deve reportar-se a uma repartição de Finanças da Noruega para um cheque de identificação e comunicar a sua mudança para a Noruega.

Se vier de países dentro da área da UE/EEE/EFTA, pode estudar na Noruega até 90 dias sem solicitar uma autorização de residência para estudantes. No entanto, terá de solicitar uma autorização de residência para estudantes para estadias superiores a 90 dias, já na Noruega.

Se vier de fora da área da UE/EEE/EFTA tem de solicitar uma autorização de residência de estudantes antes de vir para a Noruega.

Onde você pode fazer o pedido?

Embaixada ou Consulado da Noruega

Depois de receber a sua carta de admissão, deverá contactar a Embaixada ou Consulado norueguês mais próximo para obter informações sobre o procedimento de pedido de autorização de estudo, e candidatar-se a partir do seu país de origem.

Enquanto alguns candidatos podem candidatar-se online a partir de dentro da Noruega ou através de uma embaixada norueguesa, a maioria dos estudantes terá de entregar um formulário de candidatura em papel à sua embaixada ou consulado norueguês mais próximo.

Website:

Como fazer a inscrição?

Ao entregar o formulário de pedido de autorização de residência para estudantes, deve também fornecer o passaporte, juntamente com outra documentação necessária. Terá de enviar:

  • Comprovativo de ingresso num programa de ensino aprovado a tempo inteiro
  • Formulário de candidatura preenchido
  • Recibo de ter pago a taxa de pedido
  • Duas fotografias recentes do tamanho do passaporte com fundo branco
  • Evidência de fundos financeiros suficientes para todo o período de estudo, incluindo fundos para apoiar qualquer família que o acompanha, que deve estar numa conta bancária norueguesa (pode ser difícil abrir uma conta num banco norueguês sem número pessoal norueguês, pelo que normalmente pode depositar o valor exigido numa conta estabelecida pela sua instituição de ensino). Você precisa provar que tem acesso a 116.369 NOK por cada ano letivo (10 meses), o que é de aproximadamente US$ 14.350. Se a estadia for financiada através de bolsas, empréstimos a estudantes, ou outro financiamento público do país de origem, deve acompanhar a candidatura documentação válida.
  • Prova de que tem algum lugar para viver (como uma casa, apartamento, cama ou quarto em um salão de residência)
  • Comprovativo de que vai sair da Noruega quando a sua autorização de residência expirar (normalmente sob a forma de bilhete de ida e volta)
  • Checklist de documentos da UDI (Norwegian Direction of Immigration) preenchida e assinada, que deverá imprimir e entregar juntamente com os outros documentos

Quando você deve se inscrever?

Os

tempos de processamento das autorizações de residência para estudantes variam e podem demorar dois meses ou mais, pelo que é aconselhável candidatar-se assim que for possível.

A duração do seu visto de estudante depende da duração do seu programa de estudos. A sua autorização de residência para estudantes pode ser renovada através do Portal de Candidaturas da Noruega online pelo menos um mês antes da data de expiração. Para renovar a sua licença de trabalho, você deve entrar em contato com a UDI separadamente e mostrar a prova de que fez um progresso satisfatório no estudo na Noruega.

Tempo de processamento

2 Months

Oportunidades de trabalho

Quando recebe uma autorização de residência para estudantes na Noruega, também lhe é concedida autorização para trabalhar a tempo parcial até 20 horas por semana, enquanto estuda e a tempo inteiro durante as férias universitárias.

Pode também candidatar-se a uma autorização de trabalho a tempo inteiro por um período limitado se puder provar que o trabalho é relevante para a sua formação, ou que é necessário para ingresso na sua formação dentro da mesma opção do programa — Deves ter uma oferta concreta de emprego nesse sentido.

Horas por semana

20

Por que você precisa desse tipo de visto?

O seu pedido de visto pode ser recusado se não conseguir mostrar prova dos fundos necessários, ou se fornecer documentos incorretos ou incompletos.