Keystone logo
Croácia

Estudar Assistência médica em Croácia 2024

Alteração de moeda

Custo de vida mensal básico

  • Alugue em apartamento compartilhado

    269
  • Compartilhamento de utilitários

    52
  • Assinatura de internet

    24
  • Transporte local

    44

Amostra de custo de estilo de vida

  • Combo de fast food

    7
  • Ingresso de cinema

    6
  • Litro de cerveja local

    3

Requisitos do visto

Que tipo de visto você precisa?

Nome do visto

Visto de Estudante (Viza C)/Autorização de Residência Estudante

Preço e moeda

HRK 500

A taxa de pedido de autorização de residência temporária para efeitos de estudo é de 500 Kuna (cerca de 65 EUR).

Os estudantes internacionais que recebem uma bolsa do Ministério da Ciência, Educação e Desporto croata e da Agência para a Mobilidade e Programas da UE estão isentos desta taxa, mas devem pagar o custo da emissão do cartão de residência no valor de 240,00 HRK (aproximadamente 35,00 EUR) e a taxa de selo fiscal de 20,00 HRK (aproximadamente 3,00 EUR).

Quem pode solicitar o visto?

Os estudantes internacionais que desejem estudar na Croácia devem solicitar uma autorização de residência temporária se a sua estadia na Croácia for por um período superior a 90 dias.

Os cidadãos da União Europeia não precisam de visto. No entanto, é necessário passaporte e bilhete de identidade. Para todos os outros, é necessário um visto, que pode ser obtido junto do seu consulado croata mais próximo.

As informações sobre os países sujeitos à obrigação de visto podem ser consultadas no sítio web do Ministério dos Negócios Estrangeiros e dos Assuntos Europeus croata: http://www.mvep.hr/en/consular-information/visas/visa-requirements-overview/

Onde você pode fazer o pedido?

Missão Diplomática ou Consulado da República da Croácia

O pedido de visto (Viza C) deve ser apresentado na missão diplomática ou consulado da República da Croácia no país de origem do estrangeiro. O pedido de visto pode ser apresentado presencialmente ou via e-mail.

Website:

Como fazer a inscrição?

Os candidatos devem preencher o formulário de pedido de visto (Viza C) e apresentá-lo juntamente com os documentos exigidos à embaixada ou consulado croata no seu local de residência. Os candidatos podem submeter a candidatura através de e-mail ou presencialmente.

Devem ser apresentados os seguintes documentos:

  • Fotografia de uma cor 35x45 mm
  • Passaporte e fotocópia válidos de um passaporte (não cidadãos da UE) ou de um bilhete de identidade (cidadãos da UE)
  • Comprovativo de uma habitação segura (por exemplo, prova escrita de alojamento seguro no dormitório de estudantes ou um contrato de arrendamento de apartamentos e prova da propriedade do apartamento do senhorio para estudantes em alojamento particular). Tenha em atenção que à sua chegada à Croácia, no prazo de 48 horas, tem de registar a sua morada no Gabinete de Estrangeiros do Gabinete da Administração Policial local. Se estiver hospedado num hotel ou dormitório de estudantes a sua morada será automaticamente registada.
  • Comprovativo de seguro de saúde
  • Comprovativo de fundos suficientes para se apoiar: bolsa ou prova de acesso a financiamentos no valor de, pelo menos, 1.000 Kuna por mês, durante 12 meses. O comprovativo da obtenção de bolsa é emitido pela entidade jurídica que concede a bolsa e o comprovativo de financiamento é emitido por um banco sob a forma de extrato bancário.
  • Comprovativo de ingresso num estabelecimento de ensino superior da Croácia escrito em língua croata.

Quando você deve se inscrever?

Os estudantes que apresentem um pedido à missão diplomática ou consulado da República da Croácia no seu país de origem devem fazê-lo antes da sua chegada prevista à Croácia. O procedimento habitual pode demorar três meses ou mais (incluindo o tempo necessário para a tradução em croata de todos os documentos necessários). Existe ainda uma opção rápida para o tratamento da candidatura e os estudantes podem solicitá-lo na missão diplomática ou consulado, caso em que pagam uma taxa mais elevada.

A autorização de residência temporária é geralmente concedida pela duração de um ano ou para a duração do ano letivo.

Tempo de processamento

3 Months

Oportunidades de trabalho

Todos os estudantes a tempo inteiro das instituições de ensino superior croatas podem candidatar-se a trabalhos ocasionais. O mesmo se aplica aos estudantes internacionais.

Na Croácia, o emprego de estudantes a tempo inteiro é tratado pelo Centro de Atendimento ao Estudante (Student Services), que tem subsidiárias em todas as cidades universitárias e noutros locais.

Os estudantes internacionais que frequentam programas de estudos curtos (estudantes de intercâmbio, estudantes convidados) têm de verificar junto da instituição de ensino superior a que estão a candidatar-se se lhes é ou não permitido o trabalho ocasional do estudante através do centro de atendimento ao estudante e em que condições.

Caso seja permitido a um estudante internacional trabalhar ocasional através do Centro de Atendimento ao Estudante, pode inscrever-se, entrando presencialmente no Centro de Atendimento ao Estudante e preenchendo um formulário.

Horas por semana

0

Por que você precisa desse tipo de visto?

O seu pedido de visto pode ser recusado se não conseguir mostrar prova dos fundos necessários, ou se fornecer documentos incorretos ou incompletos.