Mestrado em Engenharia Médica

Geral

Saiba mais sobre este programa no website da escola

Descrição do programa

A engenharia médica é um campo com excelentes perspectivas de carreira e a KTH é uma universidade técnica líder que promove educação de ponta nesta área. Os futuros alunos de mestrado podem esperar receber uma base sólida em aplicações avançadas e modernas, bem como colaborações de pesquisa relevantes com o ambiente médico mundialmente reconhecido de Karolinska Institutet e Karolinska Universitetssjukhuset.

Engenharia médica em KTH

O programa de mestrado ensina as vantagens e limitações da tecnologia atual subjacente às aplicações clínicas. Os alunos recebem a base de conhecimento que é necessária para melhorar e desenvolver a tecnologia médica do futuro.

Um campo importante são técnicas de imagem, como ultra-som e ressonância magnética. Outra área principal é a análise de simulação - o desenvolvimento de software para criar ambientes virtuais, a fim de analisar processos em, por exemplo, cuidados de saúde. Um terceiro campo principal é implantes biomédicos, lidando com a construção de partes artificiais do corpo.

A segurança do paciente é uma parte essencial da educação, e a perspectiva de segurança está presente em todos os cursos do programa.

Uma vez que o campo da Engenharia Médica é tão amplo, os alunos escolherão uma das cinco faixas de acordo com a base técnica sobre a qual eles estão interessados. Cada faixa contém cursos obrigatórios, condicionalmente eletivos e eletivos. No termo final, cada aluno completará um projeto de graduação. O projeto de licenciatura é um trampolim para uma carreira acadêmica ou para trabalhar na indústria e pode ser completado em uma empresa industrial, hospital ou em uma instituição acadêmica na Suécia ou no exterior. Também há boas oportunidades para estudar por um termo ou para completar o projeto de tese de mestrado no exterior.

Os tópicos abordados

Análise de Imagem e Imagem Médica, Implantes e Biomateriais, Sistemas de Informação Médica, Biomecânica, Logística de Saúde, Radioterapia e Segurança do Paciente

Carreira

O programa de mestrado em Engenharia Médica oferece competência para produzir e desenvolver tecnologia médica como parte de um grupo de projetos, em empresas privadas ou de saúde. Uma ampla função profissional permite trabalhar em áreas funcionais, como desenvolvimento técnico, vendas ou gerenciamento de projetos administrativos, dependendo da competência e do interesse pessoal.

Os cuidados de saúde estão se tornando cada vez mais tecnologicamente avançados; um envelhecimento da população requer auxílio técnico e a primeira geração de engenheiros médicos atingiu a idade da aposentadoria. As mudanças econômicas e demográficas exigem reformas estruturais na sociedade e nos cuidados de saúde. Isso gera a necessidade de profissionais com uma compreensão da tecnologia e da medicina, dos quais falta atualmente.

O mercado de trabalho consiste em grande parte em pequenas empresas, especializadas em produtos específicos, e o campo em expansão também oferece boas possibilidades para iniciar o próprio negócio.

Última actualização Dez. 2017

Sobre a instituição de ensino

KTH Royal Institute of Technology has served as one of Europe’s key centres of innovation and intellectual talent for almost two hundred years. Recognized as Sweden’s most prestigious technical univer ... Leia mais

KTH Royal Institute of Technology has served as one of Europe’s key centres of innovation and intellectual talent for almost two hundred years. Recognized as Sweden’s most prestigious technical university, KTH is also the country’s oldest and largest. With over 12,000 students and an international reputation for excellence, the university continues to nurture the world’s brightest minds, helping to shape the future. Ler Menos