Medicina
Universidade Iguaçu (UNIG)
Informação chave
Localização do campus
Rio de Janeiro, Brasil
Línguas
Português
Formato de estudo
No campus
Duração
12 - 12 semestres
Frequência
Tempo integral
Propinas
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Prazo de inscrição
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Data de início mais cedo
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bolsas de estudo
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Introdução
O Curso de Medicina (Bacharelado) é ofertado no Campus Nova Iguaçu, em turno integral, com duração de 12 períodos letivos, com carga horária total de 7.990 horas aula.
Organização do currículo
A construção do conhecimento de forma integrada e articulada em um currículo orientado por competência exige um repensar da cultura pedagógica de curso voltada para o compromisso do grupo docente. O trabalho de forma colegiada tem por objetivo a compreensão crítica da realidade de saúde e a formação do profissional humano, reflexivo, ativo, democrático e comprometido com as questões sociais. Esta visão ampliada de ensino e aprendizagem requer uma nova postura do professor em respeito aos conhecimentos prévios, às necessidades, e aos interesses e ritmos de aprendizagem de cada estudante.
Para isso, é necessário trabalhar “com os estudantes a capacidade de estabelecer relações entre as informações que recebem e trazem e entre os conhecimentos que vão adquirindo e reconstruindo (SANTOMÉ,1998).
Na perspectiva de enfrentamento de situações relacionadas à formação médica em contexto, o currículo orientado por competência do curso de Medicina de Itaperuna está assim organizado:
- Matriz curricular, composta por 12 módulos que abrangem disciplinas, Seminários Integradores (SI), PIESC Programa de Integração Escola, Serviço e Comunidade) e estágios. Em cada módulo descrito, há uma intencionalidade pedagógica na distribuição dos mesmos, segundo o nível de complexidade em que se encontram;
- Módulos Flexíveis de Ensino, composta pelas disciplinas eletivas e atividades complementares, com o objetivo de flexibilizar a formação do estudante. Essas diferentes dimensões do currículo do curso de Medicina somente estão separadas para fins de explicitação didática. Contudo, encontram-se articuladas na estruturação do Projeto Pedagógico. Assim, a organização curricular do curso busca a integração das disciplinas ao longo de sua integralização.
Laboratórios
Os laboratórios que servem ao Curso de Medicina têm como objetivo oferecer treinamento prático para aprendizagem do conteúdo das disciplinas. A política de utilização obedece rigorosamente à carga horária curricular, embora haja estímulo à participação do aluno para estudo livre. Existe uma gerência geral dos laboratórios para tratar dos assuntos administrativos e técnicos, além do pré-preparo das aulas. As principais diretrizes dos laboratórios são uma permanente manutenção e atualização que obedecem ao cronograma de prioridades de atendimento às necessidades dos programas de ensino e pesquisa A seguir são descritos os laboratórios utilizados pelo curso de Medicina com suas principais características e elenco dos equipamentos.
O curso de graduação em Medicina utiliza para as disciplinas básicas os laboratórios multidisciplinares da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FaCBS), discriminados a seguir:
- A missão dos laboratórios multidisciplinares é apresentar ao acadêmico um contato prático das ciências experimentais para consolidação do conhecimento técnico cientifico. O objetivo é executar a dicotomia observação experimentação, para confirmação do pensamento cientifico explorador necessário para a evolução da ciência.
- A infraestrutura dos laboratórios multidisciplinares compõe-se de 07 (sete) unidades laboratoriais independentes para realizações das aulas práticas, que seguem a seguinte enumeração: Laboratório de 1 a 6 mais o Laboratório de Parasitologia.