Mestrado em Pesquisa em Odontologia - Oficial

Geral

Descrição do programa

O Mestrado em Pesquisa em Odontologia na International University of Catalonia (Espanha) visa oferecer uma aprendizagem semipresencial, treinamento estruturado para a pesquisa em ambos os ambientes acadêmicos, industriais e clínicos.

A Faculdade de Odontologia (UIC) avança todos os dias no campo da pesquisa básica e aplicada, buscando resultados com respostas clínicas para melhorar a eficiência de materiais e técnicas. Este Mestrado visa aprofundar o treinamento de pesquisa e preparação antes de estudos de doutoramento através de uma série de áreas em que financiar tópicos de formação avançada são abordados na investigação atual das diferentes especialidades odontológicas.

Por meio da pesquisa das Secretarias da Faculdade de Odontologia, a estreita relação com a indústria na implementação de projetos e instrumentalização de laboratórios de pesquisa cria o contexto certo para o alcance dessa formação avançada em Pesquisa em Odontologia.

Objetivos

O principal objetivo do Mestrado em Pesquisa em Odontologia é fornecer o conhecimento e as ferramentas necessárias para continuar em um programa de doutorado no campo da saúde, seguindo uma metodologia baseada em ética e evidências científicas.

Para atingir este objetivo principal, este Mestre

  • Proporcionar aos alunos o conhecimento e as habilidades necessárias para materiais clínicos e de pesquisa eficazes no campo das habilidades odontológicas.
  • Promover a aquisição de habilidades, atitudes e comportamentos que facilitem a interação científica com o meio ambiente para solucionar adequadamente os problemas de pesquisa.
  • Promover pesquisas em Odontologia e educação continuada para o estudo de novas técnicas e melhorias na profissão odontológica.
  • Fornecer as ferramentas necessárias para trabalhar em conjunto e coordenar projetos multidisciplinares.

Outros objetivos complementares

  • Formar especialistas no método científico capaz de planejar, executar e interpretar os resultados de projetos de pesquisa, levando em consideração aspectos econômicos, regulatórios, legais, éticos e humanitários.
  • Treinar especialistas na base molecular de diagnóstico e tratamento de doenças importantes no campo da odontologia.
  • Desenvolver uma base sólida no uso de técnicas de pesquisa metodológicas e instrumentais que permitam a participação em pesquisas em laboratórios públicos e privados.
  • Oferecer a possibilidade de complementar a formação clínica com forte experiência em pesquisa.

Competências

As competências gerais e específicas que os estudantes devem adquirir durante os estudos de mestrado em pesquisa odontológica na UIC levam em conta os princípios estabelecidos no artigo 3.5 do Real Decreto 1393/2007, de 29 de outubro. Estes princípios incluem o respeito pelos direitos fundamentais e a igualdade entre homens e mulheres, igualdade de oportunidades e acessibilidade universal para pessoas com deficiência e promoção das crenças específicas de uma cultura de paz, bem como valores democráticos.

Competências básicas

  • Possuir e compreender o conhecimento que fornece uma base ou oportunidade para ser original em termos do desenvolvimento e / ou aplicação de ideias dentro de um contexto de pesquisa.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos e desenvolver habilidades de resolução de problemas em ambientes novos ou relativamente desconhecidos em contextos mais amplos (ou multidisciplinares), em conexão com
  • Incorporar conhecimentos e lidar com a complexidade de formular juízos baseados em evidências científicas. Isto é conseguido através de informações que, embora limitadas ou incompletas, incluem reflexões sobre as responsabilidades sociais e éticas ligadas à aplicação dos conhecimentos e julgamentos dos alunos.
  • Comunicar as conclusões, o conhecimento e as razões subjacentes por trás destes para membros especializados e não especializados do público de uma forma clara e inequívoca.
  • Adquirir competências de aprendizagem que permitam aos alunos continuar a estudar de uma forma que envolva aprendizagem autónoma e aprendizagem autónoma.

Competências gerais

  • A capacidade de incorporar novos conhecimentos adquiridos através de pesquisa e estudo, e também lidar com a complexidade.
  • A capacidade de realizar análises críticas e discutir os resultados obtidos, bem como chegar às conclusões correspondentes.
  • A capacidade de aprender a desenvolver novas habilidades instrumentais de forma independente, em termos de aquisição de novos conceitos científicos e a busca de novos conhecimentos científicos.
  • A capacidade de defender e defender ideias científicas pessoais, bem como ouvir, analisar, valorizar e responder às ideias de outras pessoas.

Competências Específicas

  • A capacidade de aplicar metodologias científicas, design experimental e bioestatística para resolver uma questão ou contrastar uma hipótese.
  • Saber utilizar e aplicar as técnicas laboratoriais mais usuais nos campos da biologia molecular, genômica e proteômica, biomateriais, cultivo celular e tecidual, imunologia e microscopia, bem como no campo da odontologia em geral.
  • Saber aplicar as ferramentas de bioinformação mais utilizadas na pesquisa básica.
  • Ser capaz de aplicar modelos de experimentação animal, bem como metodologias de manipulação animal e seus conceitos éticos à pesquisa em odontologia.
  • Saber comunicar a pesquisa na forma de um artigo científico, um pôster ou uma apresentação verbal, tanto em nível científico quanto acadêmico.
  • Saber gerir os recursos humanos e financeiros envolvidos em um projeto de pesquisa, bem como conhecer os fundamentos estratégicos para a transferência de novos conhecimentos para a empresa ou para a indústria.
  • Saber interpretar as imagens obtidas através de tecnologia de última geração aplicável a um estudo de pesquisa em odontologia.
  • Ser capaz de aplicar as técnicas de diagnóstico adequadas e interpretar corretamente os resultados que delas derivam.
  • Saber aplicar as mais recentes ferramentas tecnológicas à pesquisa em odontologia, levando em conta suas propriedades, indicações, biocompatibilidade, toxicidade e impacto ambiental.
  • Saber aplicar os princípios epistemológicos, éticos, legislativos e humanitários ao realizar pesquisas e divulgar resultados.

Currículo

Programa teórico

O Mestrado em Investigação em Odontologia (UIC) é estruturado em 60 ECTS e um ano acadêmico em que os alunos irão adquirir as habilidades necessárias para pesquisa clínica e básica aplicada à odontologia e outras Ciências da Saúde. Além disso, os alunos irão aprofundar conceitos relacionados ao seu projeto final de dissertação, a fim de oferecer uma maior especialização em pesquisa básica e clínica aplicada.

O modo deste Master é Blended, onde os alunos têm acesso a uma plataforma educacional via online para acompanhar as aulas teóricas e participar de diversas atividades. As práticas de mestrado serão enfrentadas e serão concentradas em duas semanas no mesmo mês. Ao longo do primeiro semestre, os alunos entregam o projeto. No segundo semestre, os alunos irão implementá-lo e, finalmente, durante o mês de julho, devem apresentá-lo perante um tribunal. A linguagem da comunicação será principalmente em inglês (80% inglês, 20% espanhol).

Metodologia baseada em evidências científicas

18 ECTS

Este módulo traz disciplinas obrigatórias cujos conteúdos e metodologias são os da ciência. O estudante adquirirá uma base estatística para um desenho experimental apropriado, aprenderá como encontrar informações científicas sistematicamente, aprenderá as fases da pesquisa, desenvolverá hábitos para apresentar e comunicar os resultados cientificamente. Este módulo irá preparar os alunos para lidar com questões relacionadas à pesquisa humana, laboratório de testes em animais e de forma ética, respeitando a lei. Além disso, os alunos aprendem como gerenciar recursos humanos e materiais para pesquisa e transferência de conhecimento para a indústria.

Ferramentas de pesquisa em odontologia

18 ECTS

Este módulo consiste em dois assuntos obrigatórios. Fornecerá a base para o projeto e o trabalho final do projeto dentro de uma linha de trabalho estabelecida pela Faculdade de Odontologia. Os estudantes aprofundam conceitos clínicos de biologia molecular, medicina regenerativa ou materiais relacionados à área do conhecimento.

Além do treinamento completo nas áreas de pesquisa, é importante que os alunos participem e participem ativamente de conferências científicas em seu campo de interesse para incentivar a transferência de resultados para o restante da comunidade científica.

O Projeto De Mestrado Final

24 ECTS

Este módulo integra e avalia a maioria das habilidades e competências necessárias para desenvolver pesquisas e incorporá-las em um programa de doutorado.

Sob a orientação de um tutor, o aluno realiza o projeto de um projeto de pesquisa que leva ao trabalho final do projeto. Em seu desenvolvimento, o aluno desenvolve habilidades metodológicas que possibilitarão a realização da parte prática da pesquisa, redação do trabalho de pesquisa da memória e apresentação do projeto final dos resultados.

Além disso, o tutor orientará o aluno a pesquisar seguindo as orientações da Comissão Científica e do Comitê de Ética para Pesquisa Clínica com rigor metodológico, uma análise crítica dos achados e conclusões apropriadas.

Pré-requisitos e Admissão

Pedido de admissão

Se você está interessado em estudar este mestrado, você deve fazer o seguinte:

  • Preencha o formulário de inscrição que você deve solicitar de infodonto@uic.es
  • Envie por correio ou entregue a documentação necessária à Faculdade de Odontologia.

Documentação necessária

  • Duas fotografias do tamanho de um passaporte
  • Uma fotocópia do seu Bilhete de Identidade Nacional ou Passaporte
  • Curriculum Vitae atual
  • Uma carta de motivação
  • Uma fotocópia autenticada de outras qualificações universitárias, incluindo estudos de pós-graduação
  • Um recibo para um pagamento de € 90 para as taxas de admissão
  • Se o idioma original da documentação não for o espanhol, forneça uma tradução juramentada para o espanhol da qualificação universitária e do certificado acadêmico.
  • Uma entrevista pessoal

Os alunos do último ano que desejarem se matricular devem apresentar sua lista de qualificações antes da data final de inscrição.

Alunos de fora da União Européia devem assegurar que tanto suas qualificações como os títulos de seus diplomas tenham sido oficialmente certificados por meios diplomáticos ou sejam suplementados por uma apostila de Haia (o diploma não precisa ser homologado / oficialmente reconhecido) e também traduzido em espanhol por um tradutor juramentado.

Critério de admissão

O acesso à Universidade Mestrado em Investigação Odontológica para novos alunos é regido por um processo de seleção interna na UIC que envolve a aprovação de exames internos de entrada e entrega de documentação específica, tendo em conta o que está previsto no artigo 16 do Real Decreto 1393/2007 .

Todos os candidatos que atenderem aos critérios e requisitos gerais de acesso ao programa de estudo poderão solicitar a inscrição. No entanto, o perfil de entrada recomendado é:

  • Licenciados em Medicina Dentária, Medicina, Biologia, Bioquímica, Biotecnologia, Farmácia, Química, Bioquímica, Ciências Veterinárias ou outros programas de estudo no domínio das ciências da saúde.
  • Um nível de inglês que é equivalente a um B2.
  • Um interesse em ciência e pesquisa.
  • Boas habilidades de tomada de decisão.
  • Disciplina, boa memória e dedicação.
  • Uma personalidade baseada na responsabilidade e solidariedade.
  • Sensibilidade e empatia pela dor sentida pelos outros.
  • Habilidades de observação.
  • Um bom jogador de equipe.

Os candidatos ao mestrado, além de realizar exames de admissão e fornecer uma série de documentos complementares para concluir o processo seletivo, também devem apresentar o seguinte:

  • A nota média do seu registro acadêmico
  • Uma avaliação do seu curriculum vitae. Experiência profissional prévia e de pesquisa será valorizada, bem como participação em conferências e projetos de pesquisa.
  • Um exame de inglês acadêmico oral e escrito. Os alunos que são de países de língua inglesa ou que possuem um certificado oficial não precisarão fazer o teste de nível. O teste de nível de inglês será validado pelo Serviço de Idiomas da Universitat Internacional de Catalunya. Este teste oral e escrito será baseado no conhecimento equivalente ao nível do Primeiro Certificado e focado na descrição e / ou análise do conhecimento científico no campo das ciências da saúde.
  • Juntamente com os aspectos anteriores, os candidatos também devem participar de uma entrevista pessoal em que seu interesse e motivação para realizar o programa de mestrado serão avaliados.

Através da Secretaria da Faculdade de Odontologia, bem como da publicação no site da UIC, os alunos serão informados sobre os requisitos de entrada (acima mencionados) e a documentação a ser fornecida.

Resultados do exame de admissão

Uma vez que o candidato tenha entregue a documentação específica e complementar e tenha realizado o exame de admissão, o Comitê de Admissões (CA) realizará uma reunião e selecionará os candidatos com base no que está estabelecido na seção “Conteúdo”.

Este Comitê (CA) é composto pelo Diretor e / ou Coordenador do programa de Mestrado, pelo Vice-Decano de Pesquisa da Faculdade de Odontologia e pelo Vice-Decano Acadêmico da Faculdade de Odontologia. O Vice-Decano de Pesquisa na Faculdade de Odontologia, juntamente com o Diretor do programa de Mestrado, é responsável pela realização das entrevistas. Se necessário, esses membros podem ser substituídos por outros membros do Comitê de Admissão ou pela pessoa delegada pelo Comitê de Admissão.

Quando o processo de admissão estiver concluído, o Serviço de Informações e Admissões (o departamento encarregado de administrar os exames de admissão) fornecerá a cada candidato seus resultados.

Reserva e inscrição

Uma vez que os estudantes recém-acessados tenham recebido a admissão, eles devem enviar a documentação necessária para o serviço responsável pelas admissões. Eles elaborarão o formulário de inscrição e, uma vez depositado o pagamento pertinente, o serviço enviará a documentação ao Serviço de Gestão Acadêmica, que procederá à abertura do registro acadêmico correspondente.

Durante os seguintes cursos, os alunos preencherão seus formulários de inscrição no Secretariado do centro onde estão estudando para o seu curso, que deverá verificar o cumprimento de todos os requisitos e validar todos os dados.

Formalização de matrícula

  • A formalização das matrículas pode contar com a avaliação do centro correspondente, que atestará a compatibilidade acadêmica e temporal dos sujeitos.
  • A inscrição para disciplinas de treinamento básico e disciplinas obrigatórias não aprovadas é obrigatória e determina as compatibilidades acadêmicas e de tempo dos outros assuntos.
  • Na formalização da matrícula, se for o caso, os alunos responderão ao questionário estatístico previsto na regulamentação vigente.

Rotas de acesso

O acesso a um mestrado universitário exigirá que os estudantes possuam um diploma de bacharel, um diploma de graduação, um diploma ou uma qualificação como engenheiro ou arquiteto, de acordo com o estabelecido no artigo 16 do Real Decreto 1393/2007. , modificado pelo Real Decreto 861/210, de 2 de julho, para esta área específica de conhecimento. Devem também ter passado no exame de admissão referido no artigo 17 do Real Decreto 1393/2007, sem prejuízo de outras opções de ingresso estabelecidas com base na regulamentação em vigor, ou aquelas que são estabelecidas em regulamentos posteriores que regulam o acesso ao mestrado da Universidade programas.

Subsídios

Preço

O preço ainda está para ser aprovado pelo conselho de administração da nossa universidade.

Aprendizagem combinada anual: 10.080 € *

* Preços sujeitos a variações

O preço ainda está para ser aprovado pelo conselho de administração da nossa universidade.

A Faculdade de Odontologia e o conselho de administração do Mestrado Universitário em Pesquisa Odontológica se reservam o direito de modificar as taxas para cada crédito. Da mesma forma, o cronograma e os conteúdos teóricos e práticos deste curso também podem variar dependendo das necessidades clínicas / didáticas do curso.

Reservar um lugar

  • As pessoas que foram aceitas no programa de pós-graduação pertinente receberão uma carta de admissão sujeita ao pagamento de uma quantia em dinheiro para reservar seu lugar (aproximadamente 20% do custo total do programa).
  • A reserva de um lugar é confirmada através do pagamento dentro do prazo estabelecido na comunicação de admissão.
  • Uma vez que a reserva de um lugar seja preenchida de uma maneira já mencionada, se alguém não cumprir - de acordo com as leis estaduais ou regionais aplicáveis em qualquer momento - os requisitos para admissão no curso, não possui as qualificações exigidas ou o curso não Vá em frente por falta de inscrições, UIC Barcelona dará um reembolso total do montante pago para reservar o lugar.
  • Se os alunos, por vontade própria, renunciarem ao seu lugar no curso por qualquer motivo, a UIC Barcelona manterá o valor total pago como compensação pelos danos causados, sem obrigação de reembolsar o valor recebido em relação à reserva de um lugar.
  • Se os estudantes não confirmarem a reserva de seu lugar, isso será interpretado como renunciando ao lugar que autorizará a UIC Barcelona, naquele momento, a tornar o pedido nulo e sem efeito.
  • Os estudantes devem pagar o valor total das taxas de inscrição dentro dos prazos estabelecidos pela UIC Barcelona. Ao não fazê-lo, uma vez tendo sido aceito, isso será interpretado como renunciando ao seu lugar, de acordo com o estabelecido nos pontos 4 e 5 anteriores.
  • Se os estudantes pagaram o valor total da inscrição e renunciam ao lugar, as seguintes condições serão aplicadas:
    • Se o fizerem antes do início do ano lectivo, terão o direito de reclamar um reembolso de 80% do montante total pago, apenas se o lugar vago puder ser substituído por outro aluno.
    • Em qualquer caso, o valor será reembolsado se o aluno recusar ao local após o início do curso.

Cadastro

Uma vez concluída a inscrição oficial, os estudantes devem pagar todas e quaisquer taxas pendentes, como pagamento único, no prazo de 10 dias úteis.

Informação básica

  • Calendário: de setembro de 2019 a julho de 2020
  • Preço: 10.200 €
  • Créditos: 60 ECTS
  • Lugares: 15
  • Calendário:
    • Parte Presencial: (2 semanas)
    • De segunda a sexta, das 9h às 17h. Localização: Campus Sant Cugat
  • Dados de pré-registro: a partir do mês de janeiro de 2019
  • Idioma: catalão, espanhol e alguns assuntos em inglês
Última actualização Março 2019

Sobre a instituição de ensino

The Universitat Internacional de Catalunya (UIC Barcelona), offers you a highly personalized university education with a strong vocational element. Since 1997 we have been teaching people based on aca ... Leia mais

The Universitat Internacional de Catalunya (UIC Barcelona), offers you a highly personalized university education with a strong vocational element. Since 1997 we have been teaching people based on academic rigor, university life, and enriching life experiences. We have 15 degree programs and a wide range of Master’s and Postgraduate degrees as well as continuing education courses in the areas of knowledge you are interested in. Ler Menos