Fisioterapia

Geral

Descrição do programa

O Curso de Fisioterapia (Bacharelado) é ofertado nos Campi Nova Iguaçu e Itaperuna no turno noturno com 4.200 horas e duração de 10 períodos letivos.

Matriz curricular

O Curso de Bacharelado em Fisioterapia - Campus Nova Iguaçu é oferecido com carga horária total de 4.200 horas a serem integralizadas em, no mínimo, 5 (cinco) anos, em conformidade com a Resolução CNE/CES nº 4/2009. O Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Fisioterapia - Campus Nova Iguaçu - prevê a oferta de LIBRAS como disciplina optativa do curso, conforme prevê a legislação vigente para os bacharelados. A estrutura curricular do curso foi elaborada e vem sendo revisada constantemente no sentido de atender às necessidades reais do corpo discente e às alterações propostas pelos professores, depois de avaliadas. Assim, essa estrutura se mantém atualizada e obedecendo às Diretrizes Curriculares Nacionais.

Laboratórios

O Curso de Fisioterapia - UNIG- Nova Iguaçu – possui infraestrutura e materiais suficientes e adequados ao funcionamento das disciplinas, ao que se refere às aulas práticas. As aulas práticas que são ministradas nos laboratórios/espaços de atividades práticas e têm como missão apresentar ao acadêmico um contato prático e ativo com as futuras atividades que deverá desenvolver em sua prática profissional ao mesmo tempo em que consolida os conteúdos teóricos estudantes pelos alunos, promovendo a interdisciplinaridade.

O Curso de Fisioterapia - UNIG- Nova Iguaçu - possui infraestrutura suficiente e adequada ao número de vagas e ao funcionamento das disciplinas, ao que se refere às aulas práticas. As atividades a serem realizadas são agendadas através de cronograma de aulas práticas. Durante a realização das atividades pedagógicas no interior dos laboratórios, os docentes e discentes devem seguir as normas de utilização do laboratório e da clínica, bem como as normas de biossegurança. O docente responsável pela disciplina fica responsável pelo controle de acesso, uso de equipamentos e preservação dos equipamentos utilizados durante as atividades práticas.

O curso de Fisioterapia da UNIG durante as práticas de ensino desenvolvidas nas disciplinas utiliza os seguintes laboratórios didáticos:

  • Laboratório Multidisciplinar I;
  • Laboratório Multidisciplinar II;
  • Laboratório Eletrofototermoterapia;
  • Laboratório de Fisiologia do Exercício, Medidas e Avaliação.

Periódicos especializados

O Curso de Fisioterapia – Bacharelado da UNIG – Campus Nova Iguaçu possui mais de 20 assinaturas/acesso de periódicos especializados, indexados e correntes, sob a forma impressa ou virtual, distribuídos entre as principais áreas do curso, a maioria deles com acervo atualizado em relação aos últimos 3 anos, que atendem adequadamente aos programas de todos os componentes curriculares e à demanda do curso.

Última actualização Agosto 2017

Sobre a instituição de ensino

A UNIVERSIDADE IGUAÇU - UNIG foi criada a partir do amadurecimento das Faculdades Unificadas de Nova Iguaçu, pela Portaria MEC nº 1318, de 16 de setembro de 1993, publicada no D.O.U. de 20/09/93, seçã ... Leia mais

A UNIVERSIDADE IGUAÇU - UNIG foi criada a partir do amadurecimento das Faculdades Unificadas de Nova Iguaçu, pela Portaria MEC nº 1318, de 16 de setembro de 1993, publicada no D.O.U. de 20/09/93, seção I, pág. 14017. Tem como mantenedora a Associação de Ensino Superior de Nova Iguaçu - SESNI, entidade sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, com sede e foro na cidade de Nova Iguaçu - Estado do Rio de Janeiro. Tem como sede o Campus I, através do qual interage, nos âmbitos social, econômico, cultural e político com a Baixada Fluminense e com o norte do Estado do Rio de Janeiro, gerando tecnologia e conhecimentos fundamentais para o progresso dessas regiões, para o Estado e para o País. Ler Menos