Doutor em Medicina Dentária (DDM)

Geral

Descrição do programa

85212_Stomatology.jpg

O Programa Educacional em Odontologia está focado na formação de especialistas altamente qualificados, equipados com educação universitária, conhecimentos teóricos básicos e clínicos em odontologia, habilidades práticas e altos padrões morais. Ele se esforça para o estabelecimento e desenvolvimento de habilidades necessárias para a atividade profissional.

À luz do acima exposto, o objetivo do programa é:

  • Adquirir o ensino universitário em conformidade com os requisitos modernos;
  • Conhecimento das ciências básicas;
  • Conhecimento das ciências comportamentais e sociais;
  • Aprendizagem aprofundada das disciplinas clínicas especiais exigidas para o desenvolvimento profissional, em conformidade com os padrões educacionais e modernos;
  • Dominar técnicas contemporâneas de assistência odontológica específica e desenvolvimento de habilidades clínicas, diagnósticas e terapêuticas;
  • desenvolvimento das habilidades requeridas para a obtenção de informações médicas, avaliação crítica, análise e síntese e tomada de conclusões fundamentadas para resolver um problema clínico;
  • aquisição de competências clínicas gerais no âmbito da competência de um dentista, com o objectivo de fornecer medidas de primeiros socorros e de reanimação de qualidade;
  • formação e desenvolvimento de competências essenciais para a realização de atividades práticas nas instituições terapêuticas primárias de medicina e diagnóstico clínico, no âmbito da competência;
  • assegurar o respeito ao paciente e a consideração de seus interesses independentemente de sua origem social, cultural, religiosa ou étnica;
  • desenvolvimento da habilidade de comunicação efetiva com pacientes e colegas dentro do contexto médico;
  • conhecimento dos medicamentos necessários para a atividade odontológica e os princípios para sua prescrição;
  • Conscientização do sistema público de saúde e realização do papel de um dentista dentro deste sistema;
  • Conhecimento de princípios éticos e legais;
  • Motivação para a educação médica ao longo da vida e desenvolvimento profissional.

85215_Stomatology1.jpg

Métodos para alcançar os resultados do estudo (metodologia de estudo)

O processo de estudo baseia-se nos métodos modernos de ensino, com foco especial na aplicação de métodos como palestras interativas, análise de casos, apresentações individuais e em grupo e seminários baseados em casos e materiais teóricos e clínicos reais.

Os objetivos e tarefas do estudo definidos dentro do programa educacional são alcançados através de um ciclo de sessões teóricas e práticas.

O objetivo das sessões teóricas é rever temas básicos do programa educacional na perspectiva teórica e fornecer aos alunos literatura obrigatória e informações sobre os fundamentos metodológicos da disciplina em estudo.

O objetivo das sessões práticas é ajudar o aluno a melhorar o conhecimento teórico obtido; compreender adequadamente a essência e importância da questão em estudo e identificar as capacidades para sua aplicação prática; desenvolver habilidades para análises objetivas e avaliação dos fatores que influenciam a preparação e aprovação das decisões com relação aos assuntos, também habilidades a serem usadas para atividades práticas e trabalho independente.

Durante o processo de treinamento, uma atenção especial é dada ao uso de métodos ativos de ensino.

Estudo, treinamento e avaliação

A integração de treinamentos teóricos e práticos e o desenvolvimento de habilidades clínicas em um centro de simulação virtual (para os alunos do primeiro e segundo anos) e no ambiente clínico (para estudantes seniores) são a pré-condição essencial para o treinamento. A universidade deve dar preferência a novas tecnologias durante o processo de treinamento. A formação é realizada com a aplicação dos seguintes métodos:

Discussão / métodos de debates, o treinamento cooperativo, estudo de caso, o método demonstrativo e o método explicativo. É necessário aplicar simuladores e moldes. Ao concluir o programa educacional, os formandos deverão demonstrar as habilidades clínicas adquiridas durante o processo de treinamento, independentemente, nos simuladores ou sob supervisão.

85218_Stomatology3.jpg

O conhecimento e as habilidades devem ser avaliados por meio de testes orais e (escritos), exame clínico objetivamente estruturado (OSCE), portfólio, apresentações, tese-resumo.

É muito importante aplicar as seguintes formas de ensino durante o processo de treinamento:

  • Palestras interativas, seminários e exames intercalares;
  • Ensino à beira do leito;
  • Uso de simuladores e moulages;
  • Desempenhando o papel de paciente e médico;
  • Estudo de laboratório;
  • Apresentações;
  • Participação em pesquisas científicas;
  • Cursos práticos em clínicas.

Um requisito essencial para o treinamento orientado a resultados é o envolvimento precoce do aluno no trabalho científico. Horários específicos dentro do currículo são designados para a participação do aluno na pesquisa. É importante que os alunos não apenas aprendam a avaliar criticamente as informações científicas, mas também adquiram princípios básicos para uma organização, condução e análise da pesquisa e apresentação de suas descobertas. Os alunos participam e participam das conferências científicas organizadas pela universidade.

A avaliação dos resultados do treinamento após a conclusão do curso básico de educação médica implica a avaliação de conhecimentos teóricos e habilidades práticas.

Recomendações para a avaliação dos resultados e competências do estudo são fornecidas em detalhe no documento conjunto preparado pelo WFME e MEDINE - “Padrões globais para o melhoramento da qualidade da educação médica com uma explicação das especificidades europeias” e em conformidade com as competências desenvolvidas pela TUNING / MEDINE.

Dentro da educação médica básica, uma importância considerável está ligada ao desenvolvimento de habilidades clínicas. Pelo contato direto com o paciente na clínica universitária, o aluno desenvolve certas habilidades clínicas que são vitais no estágio pré-clínico do estudo.

No futuro, os programas de treinamento informatizado ilustrando a doença real com a máxima precisão, um procedimento diagnóstico ou terapêutico será aplicado no processo de treinamento.

85225_Stomatology2.jpg

Última actualização Março 2020

Sobre a instituição de ensino

Caucasus International University (CIU) is a higher education institution based on national values and constant changes, aiming at producing competitive, high-qualified staff and their integration wit ... Leia mais

Caucasus International University (CIU) is a higher education institution based on national values and constant changes, aiming at producing competitive, high-qualified staff and their integration with a national and international sphere. Ler Menos